EUA revogam visto permanentemente de neurocirurgião brasileiro que comemorou tentativa de assassinato

EUA revogam visto permanentemente de neurocirurgião brasileiro que comemorou tentativa de assassinato


Médico é investigado pelo CRM-PE após postagem elogiando o atirador que feriu o ativista conservador norte-americano Charlie Kirk.

Porto Velho RO - Os Estados Unidos revogaram permanentemente o visto do neurocirurgião brasileiro Ricardo Barbosa. A decisão, considerada definitiva, foi tomada após o médico celebrar publicamente a tentativa de assassinato do comentarista político conservador norte-americano Charlie Kirk, baleado no pescoço durante uma palestra no estado de Utah, na última semana.

A justificativa para a revogação foi comunicada de forma contundente. Em nota, o vice-secretário de Estado dos EUA, Cristopher Landau, classificou a conduta do médico como “assustadora”. Landau destacou que Barbosa não apenas "elogiou publicamente o assassino", mas também "mencionou detalhes da coluna cervical da vítima", utilizando seu conhecimento médico de forma inapropriada e antiética.

Na polêmica postagem, feita em uma rede social, o neurocirurgião escreveu: “Um salve a este companheiro de mira impecável. Para nós, neurocirurgiões, é de conhecimento que um tiro na coluna cervical, dependendo da altura, é devastador. Que estejamos sempre juntos!”. A publicação, que gerou repúdio generalizado, já foi deletada.

Investigações no Brasil

A repercussão do caso cruzou as fronteiras e chegou ao Brasil. O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (CRM-PE) abriu um processo de investigação para apurar a conduta do Dr. Ricardo Barbosa. A ação foi iniciada após uma denúncia formal apresentada pelo vereador Thiago Medina (PL).

O CRM-PE confirmou a abertura de um procedimento para analisar se a postagem do médico viola o Código de Ética Médica, que prevê que o profissional deve agir com "absoluto respeito à vida humana" e se abster de condutas que desabonem a reputação da classe.

O Contexto do Ataque

Charlie Kirk, fundador do grupo conservador Turning Point USA, foi vítima de um atentado no dia 11 de setembro, enquanto discursava em uma universidade em Utah. O atirador, identificado como Spencer James Smith, de 25 anos, efetuou um disparo que atingiu Kirk no pescoço, mas o comentarista sobreviveu e passa bem. Smith foi preso em flagrante e enfrenta charges de tentativa de homicídio.

A celebração de um crime por um profissional de saúde, principalmente por um especialista de alto nível, chocou a comunidade médica e o público em geral, levantando debates sobre ética, liberdade de expressão e as consequências legais e profissionais de declarações feitas nas redes sociais.

A reportagem tentou localizar o Dr. Ricardo Barbosa para um posicionamento, mas não obteve retorno até o fechamento desta matéria.




Postagem Anterior Próxima Postagem