Governador Marcos Rocha assina nomeações e exonerações no Diário Oficial; Veja quem entra e quem sai

Governador Marcos Rocha assina nomeações e exonerações no Diário Oficial; Veja quem entra e quem sai

Atos de 17 de setembro reorganizam cargos em Educação, Saúde, Casa Civil, Justiça, DER, SEFIN e outras pastas.

Porto Velho, RO
- O governador Marcos Rocha (UP-RO) assinou uma ampla rodada de atos no Diário Oficial que reorganiza equipes de direção e assessoramento em diversas áreas do Governo de Rondônia. Os decretos, datados de 17 de setembro de 2025, tratam de nomeações e exonerações com vigências que variam entre 25 de agosto e 24 de setembro, conforme cada caso. Os documentos citam a Constituição Estadual (art. 65, V) e a LC nº 965/2017 como fundamento legal.

Na Educação (Seduc), houve mudanças em funções estratégicas de gestão escolar e apoio administrativo. Foram nomeadas Poliana Silva Pereira para Diretora Escolar (CDS-04) e Mariana Miranda de Souza para Assessora IX (CDS-09), enquanto Poliana foi exonerada do cargo anterior de Chefe da Seção Pedagógica (CDS-03). Também houve exoneração, a pedido, de Marcelo Cavalcante Moraes (Secretário Escolar – CDS-02).

A Seduc ainda teve ajustes na infraestrutura e no patrimônio: Robson de Sousa assumiu a Coordenação de Infraestrutura e Obras Escolares (CDS-12), após a exoneração de Salomão Ayton do Nascimento; já na área de almoxarifado, Cândida Dantas da Costa e Maria de Jesus dos Santos Souza foram exoneradas, com subsequentes nomeações de Gleysson Francisco Shereder da Silva (CDS-11) e Enzo Guilherme Freires Souza (CDS-09) para as chefias correspondentes.

Ainda no eixo educacional, o governo nomeou Rosilene de Souza Pimentel para Secretária Escolar (CDS-02), e reforçou equipes técnicas com Lívia Deborah Castelo Branco Mesquita Wanistin (CDS-08 – Assessora VIII) e Antônio Francinélio Pereira Silva (CDS-04 – Assessor IV).

Fora da Educação, os atos alcançam o Departamento de Estradas de Rodagem (DER): Nicolas Caculakis Santos foi nomeado para Assessor VIII (CDS-08) e, no mesmo conjunto de decisões, exonerado do cargo anterior de Assessor IX (CDS-09); Milena Trindade Barreto seguiu movimento semelhante, sendo nomeada Gerente de Análise e Acompanhamento Técnico de Convênios (CDS-09) após exoneração do posto de Assessora VIII (CDS-08).

Na Casa Civil, o governo tornou sem efeito um decreto de agosto que nomeava Eritom Vinícius Bezerra Soares para Assessor I (CDS-01), exonerou Carina Halana Gomes (CDS-04 – Assessora IV, a partir de 22/9) e nomeou Rafael Thiago Lima Buzinaro dos Santos para a mesma função (a partir de 24/9). Também foi nomeada Michele da Silva Ferreira para Assessora I (CDS-01), a partir de 22/9.

Na Secretaria de Justiça (Sejus), foram nomeados Mônica Siqueira de Almeida Souza (CDS-02 – Assessora II) e Delmar Fernandes Silva Filho (CDS-03 – Assessor III), acompanhados da exoneração de Delmar do cargo anterior (CDS-01 – Assessor I). Também foram oficializados Breno Nascimento dos Santos (CDS-02 – Assessora II) e, para o Núcleo de Processo Administrativo Disciplinar (CDS-04), Tiago Afonso Barroso dos Santos e Erlicleison Puci Nascimento Silva; Alex Cruz Gomes assumiu a mesma função com data de 25/8.

A Secretaria de Obras (Seosp) registrou exoneração a pedido de Francisco Gonçalves da Silva Neto (CDS-04 – Chefe de Núcleo de Projetos de Engenharia) e a nomeação de João Vitor da Silva Souza para o mesmo núcleo. Na Saúde (Sesau), Larissa Mateus Pessetti Azzi Santos foi nomeada Diretora Técnica X (CDS-10).

Houve, ainda, alterações na Sedam (Meio Ambiente), com a exoneração de Maria Luiza Brito Setúbal Rodrigues (CDS-04 – Chefe de Divisão) e a nomeação de Samuel Rocha Silva Alves para o posto. Na Polícia Civil, Jean Carlos Lopes de Carvalho foi exonerado do cargo de Chefe de Cartório (CDS-01), com nomeação de Simony Hechenberger para a chefia.

Na Sefin (Finanças), os atos preveem exoneração a pedido de Wellinton de Pinho Alves (CDS-04 – Assessor IV), além de ajustes cruzados entre Pietro Maria Silva Rossi e Gilson Santos Matos Junior: Pietro deixa Chefe de Núcleo VIII (CDS-08) e assume Assessor II (CDS-02); Gilson faz o caminho inverso, saindo de Assessor II (CDS-02) para Chefe de Núcleo VIII (CDS-08).

O conjunto de mudanças — típico de ciclos de reorganização administrativa — mira agilidade de gestão, alinhamento de metas e reforço técnico em áreas sensíveis como educação, logística de projetos, saúde e finanças. Todos os atos foram assinados por Marcos Rocha e podem ser conferidos no Diário Oficial com verificação de autenticidade disponível no endereço oficial do Governo de Rondônia.
Postagem Anterior Próxima Postagem