A 27ª Semana Nacional e 5ª Semana Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas envolveu as 10 secretarias regionais e atingiu os 52 municípios do Estado com a realização de 326 ações.
A iniciativa contou com o apoio de órgãos parceiros, como o Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran), a Polícia Militar de Rondônia (PMRO), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Ministério Público (MPRO), o Poder Judiciário, prefeituras, Conselhos Tutelares, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), instituições de ensino, comunidades terapêuticas e organizações da sociedade civil. As ações ocorreram de forma simultânea em todas as escolas estaduais, envolvendo alunos, professores e comunidades locais.
Na Regional I (Porto Velho, Candeias do Jamari e Itapuã do Oeste), a abertura oficial ocorreu no dia 23, na EEEFM Flora Calheiros Cotrin. Durante a semana, foram realizados atos públicos, palestras em universidades e escolas, rodas de conversa no sistema prisional, atividades culturais nos residenciais Orgulho do Madeira e Cristal da Calama, além de ações de rua como o Pit Stop “Rondônia Contra as Drogas”. Também houve manhãs de atividades nas comunidades terapêuticas, com participação ativa dos usuários e profissionais.
Na Regional II (Ariquemes), os destaques foram o Seminário “Rondônia Contra as Drogas”, a Caminhada “Ariquemes diz NÃO às Drogas” e o encerramento com atividades esportivas, além de ações educativas com CIRETRAN, PRF e organizações locais.
Nas demais regionais, as ações variaram entre pit stops, caminhadas, concursos, campanhas educativas, eventos culturais e visitas a comunidades terapêuticas:
- Em Jaru, houve concurso de cartazes com o tema “Rondônia Contra as Drogas”.
- Em Ouro Preto do Oeste, o encerramento ocorreu com a Caminhada Pela Vida no Bosque Municipal, com grande participação popular e apoio estrutural.
- Em Rolim de Moura e municípios vizinhos, as atividades incluíram abordagens em feiras e ruas, conscientização com crianças, idosos e pessoas em situação de rua, além de mobilização nas redes sociais com apoio da Rádio Rondônia FM.
- Em Guajará-Mirim, alunos da EEEF Capitão Godoy produziram e expuseram trabalhos educativos e participaram de pit stops e rodas de conversa.