Maior aquário de água doce do mundo está no Brasil e impressiona com 5 milhões de litros, 380 espécies, 33 tanques temáticos, design de Ruy Ohtake e centro de pesquisa

Maior aquário de água doce do mundo está no Brasil e impressiona com 5 milhões de litros, 380 espécies, 33 tanques temáticos, design de Ruy Ohtake e centro de pesquisa

Descubra o Bioparque Pantanal, maior aquário de água doce do mundo: 5 milhões de litros, 440 espécies e pesquisa de ponta em Campo Grande.


Porto Velho, RO - Com tanques gigantes, arquitetura icônica e acesso gratuito, o Bioparque Pantanal transforma a capital de MS em referência mundial em biodiversidade e turismo sustentável.

Com mais de 5 milhões de litros de água doce, 239 tanques, sendo 31 tanques temáticos e 168 voltados à pesquisa científica, 458 espécies exibidas ao público e laboratórios de pesquisa em funcionamento, o Bioparque Pantanal, em Campo Grande (MS), consolidou-se como o maior aquário de água doce do mundo e um novo ícone da conservação ambiental no Brasil.

Projetado pelo renomado arquiteto Ruy Ohtake, o edifício de curvas fluidas simula o movimento dos rios pantaneiros e desafia a engenharia com painéis de acrílico de 40 cm (auditório), 13 e 7 cm de espessura e um robDescubra o Bioparque Pantanal, maior aquário de água doce do mundo: 5 milhões de litros, 440 espécies e pesquisa de ponta em Campo Grande. (Imagem: reprodução Bio Parque Pantanal/ divulgação)

“Estamos falando de uma obra que combina arquitetura, ciência e tecnologia a serviço da biodiversidade”, define a diretora do complexo, Maria Fernanda Balestieri.

Centro de Conservação de Peixes Neotropicais.

Em um dos 5 pavimentos do empreendimento está instalado o Centro de Conservação de Peixes Neotropicais – CCPN, que já registrou mais de 300 reproduções de 80 espécies.

Dentre essas, 25 espécies foram reproduzidas de forma inédita para a ciência no mundo e 15 no Brasil.

Inclusão, educação e acesso gratuito.

A visitação ao Bioparque é gratuita, mediante agendamento on-line, e conta com legendas em dois idiomas (português e inglês).

O espaço possui um programa de inclusão denominado Bioparque para todos – Iguais na diferença, onde busca-se, através de um tratamento humanizado, não apenas receber os visitantes, mas acolhê-los em suas particularidades.
Descubra o Bioparque Pantanal, maior aquário de água doce do mundo: 5 milhões de litros, 440 espécies e pesquisa de ponta em Campo Grande.. (Imagem: reprodução Bio Parque Pantanal/ divulgação)

Para tanto, conta com diversas tecnologias assistivas à disposição dos visitantes, como:

* Atendentes intérpretes de libras

* Espaço biotátil para experiência tátil para cegos.

* Sala de acomodação sensorial para autistas.

* Tabletes com audiodescrição e libras dos tanques.

* Acesso a todos os pavimentos com elevadores.

* Material em braile

* Fila preferencial

* Cotas diárias para PCDs e neurodivergentes.

Exposição: um mergulho nos rios do Brasil e do mundo.

A exposição principal do Bioparque é uma verdadeira viagem pelas águas brasileiras, e traz também a representação dos 5 continentes.

Biólogos e turismólogos conduzem o passeio com informações educativas sobre os mais diversos temas ambientais atuais.

Tecnologia e ciência em tempo real.

O Bioparque Pantanal possui um robusto sistema de suporte à vida automatizado, com 178 motobombas e 144 filtros.
Descubra o Bioparque Pantanal, maior aquário de água doce do mundo: 5 milhões de litros, 440 espécies e pesquisa de ponta em Campo Grande.. (Imagem: reprodução BioParque Pantanal/ divulgação)

Esses equipamentos de alta eficiência energética são responsáveis pelos parâmetros adequados de água que garantem a vida aquática nos tanques.

Bioparque Pantanal: novo ícone turístico de Campo Grande

Localizado ao lado do Parque das Nações Indígenas, o Bioparque já se tornou um novo cartão-postal da capital sul-mato-grossense.

Inserindo Campo Grande na rota turística do estado, o empreendimento agrega valor de forma socioeconômica, socioambiental e sociocultural.
Postagem Anterior Próxima Postagem