Deputados adiam recesso para votar LDO, governo do Estado anuncia Expovel para agosto em Porto Velho, reeleição de prefeitos prejudicada

Deputados adiam recesso para votar LDO, governo do Estado anuncia Expovel para agosto em Porto Velho, reeleição de prefeitos prejudicada


A íntegra da coluna redigida pelo jornalista Waldir Costa.

Porto Velho, RO - Recesso – A Assembleia Legislativa (Ale) terá um recesso mais curto este ano. É que os deputados não votaram a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), que regimentalmente tem que ser votada, antes do recesso do mês de julho, por isso, após os deputados limparem a pauta nas sessões ordinárias de terça-feira (27) e hoje (28) foi marcada sessão ordinária para a próxima terça-feira (4), às 13h. É que normalmente a LDO é votada, antes do recesso e, no período só ocorrem sessões extraordinárias, que devem ser convocadas caso projeto emergentes enviados pelo Poder Executivo tenham que ser analisados pelos deputados em regime de urgência. Sem votar a LDO o início do recesso está sendo adiado.

Cidadania – deputados aprovaram em plenário, por unanimidade, proposta de título de Cidadão Honorário de Rondônia para o médico Amado Rahal, que já ocupou cargos públicos importantes no Estado, como de diretor do Pronto Socorro João Paulo II e do Hospital de Base Ari Pinheiro. O Dr. Amado, como é conhecido pela população, também foi um dos fundadores da Unimed em Rondônia e tem uma ampla folha de bons serviços para a população de Rondônia e região. Homenagem das mais merecidas e de iniciativa do deputado delegado Lucas Torres Progressistas-Ariquemes, que recebeu aval dos demais parlamentares, esta semana, no plenário do legislativo estadual aprovando a proposta por unanimidade. A data para entrega da outorga, ainda, não está definida.

Expovel – Uma das exposições mais tradicionais da região Norte, a Feira Agropecuária de Porto Velho-Expovel, foi lançada na noite de terça-feira (27) pelo governador Marcos Rocha (UB) em concorrida solenidade no Porto Velho Shopping. A 12ª edição da Expovel ocorrerá no período de 23 a 27 de agosto no Parque dos Tanques e com acesso gratuito. O evento retorna, após 10 anos fora do calendário do gênero no Estado. Além da exposições e leilões de animais de alta linhagem, a mostra concentra investidores do agronegócio do Estado e várias regiões do País. Como atrações musicais shows de Maiara e Maraísa, João Bosco e Vinícius e atração gospel com Casa Worship. Os deputados estaduais Alan Queiroz (Podemos-PVH), Luís do Hospital (MDB-Jaru), Laerte Gomes (PSD/Ji-Paraná) e Ribeiro do Sinpol (Patriota-PVH) participaram de o lançamento da Expovel 2023.

Audiência – O deputado estadual Ismael Crispin (PSB-São Francisco do Guaporé) comandará a Audiência Pública de quinta-feira (28), às 10h no auditório da Assembleia Legislativa (Ale), para discutir com autoridades, profissionais de saúde e representantes da sociedade civil, lideranças políticas, empresariais, profissionais da saúde os desafios enfrentados e aprimorar os serviços disponibilizados. O Laboratório Central de Saúde Pública de Rondônia- Lacen/RO tem dificuldades para conseguir atender a demanda e uma discussão mais abrangente certamente conscientizará a comunidade sobre a sua importância na saúde pública da população. O Lacen é um laboratório especializado em doenças de condições crônicas e infecções sexualmente transmissíveis.

Prejuízos – Aparentemente as eleições municipais (prefeitos e vereadores) estão distantes, porque ocorrerão em outubro do próximo ano. Mas não é bem assim. As convenções partidárias para escolha dos candidatos deverão ocorrerem até seis meses antes do primeiro turno, ou seja, final de abril de 2024. Em Rondônia, no mínimo três prefeitos, todos bons de votos pretendem concorrer à reeleição como Isaú Fonseca (UB) de Ji-Paraná, Adailton Fúria (PSD), de Cacoal e delegado Flori Cordeiro (Podemos), de Vilhena. Dos três, dois tiveram visitas nas prefeituras das polícias (Federal e Civil) esta semana, devido a denúncias de envolvimento de assessores em corrupção. Mesmo que nada seja comprovado, apesar de a Justiça ter afastado os “assessores”, Fonseca e Fúria, que realizam um bom trabalho podem ser prejudicados na busca da reeleição. Quem viver verá...

Respigo

Ainda sobre as ações das polícias (Federal e Civil) esta semana em Rondônia. A Prefeitura de Porto Velho também recebeu a “visita” dos policiais e assessores foram afastados dos cargos +++ O prefeito Hildon, que foi reeleito em 2020 e não concorre à reeleição demitiu os assessores envolvidos, corretamente. O mesmo deveriam ter feito os prefeitos Fonseca e Fúria +++ Pela Libertadores jogam hoje (28) os times brasileiros do Internacional contra o Independiente de Medellin no Beira Rio (18h-RO,) e Flamengo e Aucas (20h30-RO) no Maracanã. Se na última semana a Seleção Brasileira paralisou os jogos no Brasil, esta semana tem futebol praticamente todos os dias +++ Além de a Expovel, que volta a ser realizada em Porto Velho, após mais de uma década, também teremos a Expojipa, em Ji-Paraná. A Expojipa em julho (10 a 18) e a Expovel em agosto.


Fonte: Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Postagem Anterior Próxima Postagem