Ações e projetos executados pelo Iperon são referência na Previdência Nacional

Ações e projetos executados pelo Iperon são referência na Previdência Nacional

Instituto de Previdência de Rondônia recebe certificação nível máxima de Programa de Modernização

Porto Velho, RO - O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia – Iperon tem desenvolvido projetos e ações estratégicas para o desenvolvimento da Autarquia, modernização e educação previdenciária, voltada a servidores, aos segurados e à sociedade.

PRÓ-GESTÃO

O Iperon, certificado com o nível IV do Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social – Pró-Gestão RPPS, é o primeiro ente estadual a receber a certificação do máximo nível.

O objetivo do Pró-Gestão é incentivar os regimes próprios de previdência social a adotarem as melhores práticas de gestão previdenciária, que proporcionem maior controle dos seus ativos e passivos e mais transparência no relacionamento com os segurados e a sociedade. O programa faz parte da Secretaria de Regimes Próprios de Previdência Social do Ministério do Trabalho e Previdência – MTP.

O instituto já havia sido certificado em 2019, com o nível I e alcança em 2022, o nível máximo; com a certificação a Autarquia é reconhecida como as melhores práticas de gestão previdenciária no País.

Iperon ganhou prêmios na modalidade Inovação, participação em Governança e de Boas Práticas em Governança, em 2019 e 2022

PRÊMIO INOVAÇÃO

O Instituto foi premiado pela Associação Nacional de Entidades de Previdência de Estados e Municípios – Aneprem. Conquistou o 3° lugar na categoria “Inovação” e um troféu pela participação na categoria “Boas Práticas de Governança”, em 2021.

Conquistou, ainda, o prêmio por meio do projeto “Descomplica Iperon”, ação elaborada pelos setores de Comunicação e Ouvidoria, que, com a produção de vídeos aos segurados esclarece de forma rápida e fácil temas previdenciários.

A proposta da realização deste projeto, levou em consideração as dúvidas dos segurados recebidas por e-mails, mensagens e ligações feitas à Ouvidoria.

Neste ano, o Instituto foi classificado em 4° lugar no prêmio “Inovação Previdenciária” em nível nacional, recebendo prêmio pelo projeto “Integração aos Novos Estagiários”, onde os estudantes são recebidos e orientados sobre a Autarquia; projetos, ações e participação na Instituição.

O prêmio será recebido no Congresso da Aneprem no mês de julho, em São Luís no Maranhão.

SUSTENTABILIDADE

A conscientização ambiental passou a ser foco nos últimos anos, em que pequenos hábitos podem fazer a diferença na redução do impacto ambiental. Pensando nisso, o Iperon distribuiu canecas e squeezes aos servidores. A iniciativa já rende frutos, com a diminuição de aproximadamente 37% do uso de copos descartáveis e a prioridade no uso do material reutilizável.

Práticas de sustentabilidade são adotadas pelos servidores

Com a medida, o Iperon está ampliando o trabalho e eliminando o uso de descartáveis na rotina e também possui projetos na realização de práticas mais sustentáveis, entre elas: a economia na energia elétrica, o melhor uso das impressões, a doação de toners e a participação na campanha “Tampinhas e Lacres de Amor”, em parceria com Associação Voluntária de Combate ao Câncer em Porto Velho.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Visando a modernização e implantação de boas práticas de gestão. O Planejamento Estratégico e a implantação da Gestão de Risco são fundamentais para melhor desempenho e crescimento do Instituto. O planejamento identifica os pontos fortes e os que vão avançar, além de identificar a missão, visão e valores, que são os fatores fundamentais para direcionamento de todas as decisões a serem tomadas dentro do Iperon.

REFORMA PREVIDENCIÁRIA

A concretização da reforma previdenciária veio para minimizar os riscos previdenciários de déficit financeiro do Fundo Previdenciário, promovendo assim, adequações às normas constitucionais que tratam da reforma previdenciária.

Os resultados da reforma promovem efeitos diretos às alterações legislativas, resultando em um impacto direto no Fundo Previdenciário, e consequentemente nas concessões de aposentadoria e pensões dos servidores de Rondônia.

Com a reforma, o Poder Executivo se respalda e minimiza impactos futuros, em caso de déficit financeiro a curto prazo.

PLANO DE AMORTIZAÇÃO

Com o objetivo de amortizar o déficit do Fundo Previdenciário, que é usado para o pagamento de aposentadorias e pensões dos servidores do Estado, o plano de amortização foi aprovado; com isso o desconto no déficit atuarial do Fundo Previdenciário do Regime de Previdência do Estado, passa a vigorar em 2022.

Há quatro anos, ação em favor da saúde mental ocorre no Iperon

O plano abrange aposentados, pensionistas e servidores efetivos em atividade e tem como objetivo minimizar futuros impactos financeiros no pagamento dos segurados.

REESTRUTURAÇÃO

A aprovação do projeto de reestruturação administrativa do Iperon pela Assembleia Legislativa do Estado – ALE/RO foi considerado um grande passo para os servidores do Instituto. O Plano de Carreira, Cargos e Remuneração – CCR, entregue pelo Governo de Rondônia na Casa de Leis tem a finalidade de promover as adequações necessárias no âmbito organizacional da Autarquia.

AÇÕES

Com ações promovidas pensando na saúde física e mental dos servidores, segurados e sociedade, o Iperon tem no calendário anual de eventos, ações voltadas a campanhas de incentivo e conscientização, sendo elas realizadas nos meses na qual os temas apresentem maior evidência, como o Janeiro Branco, Maio Amarelo, Junho Vermelho e Lilás, Outubro Rosa, Novembro Azul. As ações são feitas no sentido de acolhimento e informação.
Postagem Anterior Próxima Postagem