Setic apresenta relatório com análises trimestrais das ações realizadas nos serviços de tecnologia de Rondônia

Setic apresenta relatório com análises trimestrais das ações realizadas nos serviços de tecnologia de Rondônia

Apresentação das métricas dos serviços tem como objetivo garantir o controle de todas as demandas recebidas, classificadas e respondidas

Porto Velho, RO - A Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação – Setic, apresentou relatório com as análises trimestrais das ações realizadas pela infraestrutura e serviços de tecnologia do Estado. O Governo de Rondônia junto com as unidades do Judiciário Estadual, unidades da Administração Pública Federal e Municípios, são atendidos hoje com serviços como Infovia, suporte e sistemas, hospedagem de infraestrutura, e-mail, DNS e vários outros serviços disponíveis no catálogo da Setic.

A apresentação das métricas dos serviços tem como objetivo garantir o controle de todas as demandas recebidas, classificadas e posteriormente respondidas dentro dos melhores padrões de atendimento.

SISTEMA

O Sistema de Atendimento de Chamados – GLPI implementado pela Setic, é uma plataforma de código aberto, que permite que as solicitações e serviços de atendimentos especializados, realizados pelos servidores dentro das secretarias do Governo de Rondônia, aconteçam de maneira mais intuitiva e automatizada.

O relatório trimestral apresentou resultados analisados dentro das métricas estabelecidas de bom desempenho do serviço do GLPI, descrevendo 5.530 chamados realizados e atendidos. Além da análise dos resultados, o relatório apontou também o nível de satisfação do usuário com o atendimento.

O gerente de Infraestrutura e Serviços da Setic, Gabriel Carrijo, destacou a importância de compreender o que os usuários pensam sobre a experiência proporcionada no atendimento de suas demandas de serviços de TIC.

“É fundamental para que se possa fazer os ajustes necessários e implementar a melhoria contínua de seus processos. Com o resultado da pesquisa em mãos, é possível identificar o que não está legal na perspectiva do cliente e o que precisa ser melhorado. Isso é extremamente importante, porque, às vezes, quem está de dentro, não consegue enxergar certas falhas e limitações. De um modo geral, a pesquisa de satisfação funciona como um termômetro para avaliar a perspectiva dos clientes sobre o seu atendimento”, explicou o gerente.

INFOVIA

A Infovia Rondônia é uma rede de fibra ótica que interliga as unidades do Governo do Estado, fornecendo serviços de conectividade, como links de internet e infraestrutura de transporte de dados, voz e imagem. A rede conta com mais de 250 pontos nos municípios de Porto Velho, Candeias do Jamari e Ariquemes.

A análise dos dados apontou que a Infovia possui hoje um sistema de monitoramento capaz de obter uma série de dados, armazenando-os em um banco de dados exclusivo e gerando relatórios diversos. A análise realizou o levantamento das porcentagens de disponibilidade da espinha dorsal da infovia (backbone), calculando o tempo de disponibilidade de internet nos pontos que possui a Infovia, constatando uma disponibilidade de 100% em 55% dos pontos no primeiro trimestre de 2022.

O gerente de Infraestrutura e Serviços da Setic, ressaltou que de acordo com a resolução da ANATEL, as medições realizadas obedecem a um cronograma e uma metodologia distinta da utilizada para chegar a estes resultados. E afirmou que por ter à disposição um sistema de monitoramento que coleta esses dados a cada minuto, pode-se afirmar que os resultados são mais fiéis e precisos.

DATACENTER

Através de um espaço dedicado a abrigar sistemas de computador e componentes associados, como sistemas de telecomunicação armazenamento denominado Datacenter, as aplicações do Governo de Rondônia são mantidas prezando estabilidade e disponibilidade dos sistemas.

O relatório demonstrou a análise de desempenho, volume médio de processamento, volume médio de memória entre outras métricas.

VOIP

Para apresentar uma comunicação mais eficiente e com um melhor custo-benefício o Governo de Rondônia por meio de ações da Setic, tem realizado a implementação do Sistema de Voz sobre o Protocolo de Internet (VoIP) às pastas que compõe a Administração Pública Estadual.

No primeiro semestre de 2022 o relatório atestou um total de 5.467 chamadas realizadas, com custo por minuto de R$0,04 somando um custo de R$360,96 em chamadas, apresentando uma redução de custos em contratos de telefonia fixa e um serviço prestado com eficiência.

ECONOMIA

O relatório concluí demonstrando as métricas de precificações de serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação, apontando uma economia aos cofres estaduais de R$5.522.183,01 nos três primeiros meses de 2022.

Gabriel Carrijo expressou que o referencial de economicidade é obtido através do uso de serviços prestados pela Setic, operados pelas Coordenadorias de Infraestrutura e Serviços e a Coordenadoria de Segurança da Informação ao próprio Governo do Estado de Rondônia, em alternativa à terceirização de serviços ou contratação de soluções externas, utilizando-se de análise de mercado e processos licitatórios de outros órgãos da Administração Direta e Indireta como forma de manter tais indicadores parelhos às soluções existentes nos contextos analisados.
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