O dia na história por Lúcio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA

Lucio Albuquerque

Jlucioac@gmail.com

BOM DIA 30 DE JUNHO!

HOJE É

Dia Nacional do Bumba Meu Boi, Dia da Mídia Social, Dia Nacional do Fiscal Federal Agropecuário, Dia Internacional do Asteroide (ONU), Dia Internacional do Parlamentarismo (ONU)

Católicos lembram São Marçal de Limoges e Santo Adolfo

RONDÔNIA

1931 – A direção estrangeira da Madeira-Mamoré suspende suas atividades (10)

30 – 1973 – O governador Theodorico Gahyva designa “Presidente Médici” ao lugarejo conhecido como Vila 33, que mais tarde seria o município de Presidente Médici.

BRASIL

1980 – Primeira visita do papa João Paulo em solo brasileiro pela primeira vez.  

1988 - Morre o apresentador de tv Abelardo Barbosa, Chacrinha. 

1997 - Morre o músico Osmar Macedo, um dos “pais” do trio elétrico. 

2002 - Morre Chico Xavier, o principal médium brasileiro. 

2002 – O Brasil vence a Alemanha por 2x0 e ganha a Copa do Mundo, a 1ª realizada em dois países. 

MUNDO

1784 - Morre o filósofo francês Denis Diderot, conhecido por ter sido o contribuidor da Enciclopédia. 

1860 – Em Oxford, ING, debate sobre a teoria da evolução, entre Thomas Huxley, defensor da Teoria de Darwin e o bispo anglicano Samuel Wilberforce. 

1971 — A tripulação da espaçonave soviética Soyuz 11 é morta quando seu suprimento de ar escapa por uma válvula defeituosa.

FOTO DO DIA

Localizado a 400 Kms de Porto Velho, o município de Presidente Médici é alcançado pela “Missão Rondon” quando era o seringal “São Pedro do Muqui”, e passa a ser “Presidente Hermes” (8º presidente brasileiro). Em 1965, pela BR-364, migrantes chegam ao local também chamado “Trinta e Três”, ou, pejorativamente “Pela Jegue”. 

O governador Frederico Gahyva, em 1973, realiza um plebiscito, indicados vários nomes: “Getúlio Vargas”, “Fátima do Norte”, “Cruzeiros do Sul”, “Nova Canaã”, “Nova Jerusalém” e “Presidente Médici” - que ganha a indicação. 

Em 1976 o morador Noé Inácio dos Santos, é eleito vereador à Câmara de Porto Velho – até 1977 toda região sul de Rondônia fazia parte do território da capital rondoniense. Em 1981 Presidente Médici por lei federal passa a ser o 19º município do Territorio.  Fontes: https://presidentemedici.ro.gov.br/historia/ e https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ro/presidente-medici/historico.

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem