Aldeias indígenas na região do Vale do Mamoré recebem mais de 13 mil procedimentos e atendimentos em saúde e assistência

Aldeias indígenas na região do Vale do Mamoré recebem mais de 13 mil procedimentos e atendimentos em saúde e assistência

Além de atendimentos na área da saúde, a ação ofereceu diversos tipos de serviços para as comunidades indígenas

Porto Velho, RO - As aldeias indígenas localizadas às margens do rio Pacaás Novos foram contempladas com ações realizadas pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado de Assistência e do Desenvolvimento Social – Seas em parceria com a Secretaria Especial de Saúde Indígena – Sesai e Distrito Sanitário Especial Indígena – Dsei. A ação proporcionou acesso a serviços gratuitos e essenciais de cidadania, saúde, assistência social, emprego e renda.

A equipe percorreu várias aldeias indígenas localizadas na zona rural do município de Guajará-Mirim no período entre os dias 25 de abril e 12 de maio. Foram atendidos mais 5 mil indígenas totalizando mais de 900 famílias nas localidades Rio Negro Ocaia, Bom Futuro e Santo André I e II. Foram atendidas nesta ação as aldeias indígenas Tanajura; Graças a Deus; Capoeirinha; Santo Antônio; Cajueiro; Porção e Pitop.

A emissão de documentos foi coordenada pela equipe da Seas

Foram realizados no total mais de 13 mil procedimentos e atendimentos, entre eles: consultas médicas, tele medicina, exames ginecológico, retinografia, eletrocardiograma, monitor multiparâmetro, espirometria, imunização, odontologia, testes rápidos, endemias, atualização do Cartão do SUS – Sistema Único de Saúde, além de atendimentos em psicologia, farmácia, palestras, brincadeiras.

Os indígenas também tiveram acesso a orientações de agricultura familiar oferecidas por equipe da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia – Emater/RO. A emissão de documentos como Registro Geral (RG), Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e Carteira de Trabalho foi coordenada pela Seas.
Postagem Anterior Próxima Postagem