Servidores do Detran Rondônia fazem curso de Instrutor de trânsito

Aula prática de Noções de Primeiros Socorros ministrada por Bombeiros Militares

Porto Velho, RO - Com o objetivo de oferecer qualidade no atendimento prestado ao usuário, o Departamento Estadual de Trânsito – Detran/RO investe continuamente na capacitação de seus colaboradores. Um grupo de 28 servidores de vários municípios está concluindo o curso de Instrutor de Trânsito, que tem como cronograma 180 horas/aula de teoria e prática.

No sábado (30), os servidores estiveram em Porto Velho para aula presencial sobre noções de primeiro socorros e prática de direção veicular do Curso de Instrutor de Trânsito. A atividade vem sendo realizada na Escola Estadual 21 de Abril, e tem como objetivo qualificar profissionais para atuarem na formação, atualização e reciclagem de candidatos e de condutores de veículos automotores e elétricos.

O diretor Técnico de Educação de Trânsito – Dtet, Ruymar Pereira, disse que o curso de Instrutor de Trânsito também é pré-requisito para o Curso de Formação de Examinadores de Trânsito, com a finalidade de preparar o profissional que irá avaliar os conhecimentos e as habilidades dos candidatos a condutores de veículos automotores, em suas respectivas categorias.

PRIMEIRA INTERVENÇÃO

A aula de noções de primeiros socorros foi ministrada por Bombeiros Militares. Eles explicaram didaticamente e aproveitaram a ocasião para mostrar na prática, como deve ser feito o atendimento ou a intervenção até a chegada do socorro especializado.

As intervenções iniciais depois de uma pessoa sofrer um mal súbito, um afogamento, um acidente, enfim qualquer situação que necessite de atendimento imediato – são fundamentais até que o socorro especializado chegue ao local.

Segundo os Bombeiros Militares, as práticas corretas de primeiros socorros podem evitar o agravamento do quadro e até a morte do indivíduo. O socorrista deve manter a calma; afastar os curiosos e chamar o serviço de emergência. Cada situação exige intervenções diferenciadas.

O QUE FAZER

A pessoa que sofre um desmaio com a perda transitória de consciência não é, ao contrário do que muitos pensam, uma ameaça à vida. O desmaio pode ser causado por diferentes fatores como, por exemplo, hipoglicemia, cansaço, fortes emoções, calor intenso, dores entre outros sintomas.

Detran Rondônia capacita servidores para melhor atender o público

Importante é identificar a causa para aplicar a técnica correta na hora de fazer as intervenções. As convulsões, por exemplo, podem ser causadas por crises epiléticas, em que se observa um acometimento do sistema motor, geralmente, desencadeando uma série de contrações musculares violentas, salivação, palidez, lábios azulados e perda da consciência.

Saber o que está acontecendo faz parte das medidas importantes a serem tomadas. A primeira delas é amparar o indivíduo para evitar que ele caia, depois tente deitar a vítima e afastar objetos que podem ser perigosos. Afrouxar as roupas e deixar o rosto virado para o lado para evitar engasgos também é importante. O socorrista não deve interferir nos movimentos. Quando a convulsão passar, o melhor a fazer é manter a vítima deitada até a recuperação da consciência.

A coordenadora da Escola Pública de Trânsito – Ceptran, Lucina das Neves Nunes, disse que o curso está sendo realizado pela instituição de ensino do Detran Rondônia, em parceria com a Coordenadoria da Qualidade – Cquali e tem como público-alvo servidores, para formação de um banco de talentos internos. Isso vai possibilitar um melhor atendimento ao usuário durante os exames teóricos e práticos para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação – CNH.

GRADE CURRICULAR

O Curso de Instrutor de Trânsito tem carga horária de 180 horas, distribuídas nos Módulos de Fundamentos da Educação; Didática; Língua Portuguesa; Legislação de Trânsito; Direção Defensiva; Noções de Primeiros Socorros e Medicina de Tráfego; Noções de Proteção e Respeito ao Meio Ambiente e de Convívio Social no Trânsito; Psicologia Aplicada à Segurança no Trânsito; Noções sobre Funcionamento do Veículo de duas e quatro rodas; Mecânica Básica; Prática de Direção Veicular em Veículo de duas e quatro rodas e Prática de Ensino Supervisionado.
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem