
Mais de 19 mil refeições foram servidas em Ariquemes pelo “Prato Fácil” nos primeiros três meses de funcionamento
O programa do Governo de Rondônia, é desenvolvido pela Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social – Seas. O atendimento a estas famílias teve início em 7 de fevereiro de 2022 com três estabelecimentos cadastrados com a possibilidade de ofertar 300 refeições diariamente.
O “Prato Fácil”, tem como base a Lei Orgânica Estadual da Segurança Alimentar e Nutricional. O programa foi criado para atender exclusivamente às famílias listadas no Cadastro Único – CadÚnico com refeições saudáveis e nutritivas, pagando R$ 2 pelo prato feito ou marmitex, com contrapartida do Executivo Estadual para os fornecedores. Os recursos são do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza – Fecoep, gerenciado pela Seas.
Para facilitar a escolha de onde adquirir as refeições, o cidadão consegue acompanhar a quantidade disponível em cada restaurante de forma online, pelo site https://pratofacil.sistemas.ro.gov.br/.
REFEIÇÃO DE QUALIDADE
Conforme a gerente regional da Seas em Ariquemes, Eliane Rocha Pinto, os três estabelecimentos passam por fiscalização mensal para verificar as condições dos alimentos apresentados se estão de acordo com o contrato estipulado.
“Todo mês realizamos uma fiscalização nos três restaurantes que atendem ao programa em Ariquemes. Nessas inspeções, a gente não informa os dias que serão realizados, justamente para saber como está a situação real em cada estabelecimento, desde o preparo até o consumo dos alimentos pelo cidadão. Nisso, avaliamos a higiene, qualidade, quantidade distribuída e as embalagens entregues aos consumidores”, comentou, Eliane Rocha Pinto.