Nutrição parenteral manipulada por farmacêuticos do Hospital de Base reduz tempo de internação dos pacientes

Nutrição parenteral manipulada por farmacêuticos do Hospital de Base reduz tempo de internação dos pacientes

Profissionais realizam procedimentos conforme Boas Práticas de Preparação de Nutrição Parenteral

Porto Velho, RO - Uma das práticas de cuidado com o paciente de alta complexidade adotada pela equipe do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, é a manipulação de nutrição parenteral total, utilizada quando a alimentação pelas vias fisiológicas, de modo convencional, não é possível. Por ano, são atendidas aproximadamente 4 mil prescrições individualizadas, que contribuem com a saúde e alta hospitalar.

Na internação hospitalar, a nutrição é o fator primordial para recuperação de enfermidades, e ofertada de acordo com as necessidades de cada pessoa, potencializando a melhora. Os nutrientes podem ser entregues de forma convencional, com o alimento sólido ou por nutrição parenteral (líquida) aplicada diretamente na veia.

Para pacientes imunossuprimidos, em estado crítico e em Unidades de Terapia Intensiva – UTI, com possível evolução para um quadro de desnutrição, por baixa absorção de nutrientes e com prescrição médica suspendendo a alimentação oral, são aplicadas as práticas de terapia nutricional parenteral total, que é um dos tipos de nutrição completa para tratamento médico, qual favorece a cicatrização de feridas e reduz as complicações na estadia hospitalar.

Existem dois tipos de bolsas de nutrição parenteral, as prontas, para uso adulto, que possuem fórmulas padronizadas, mas não contêm vitaminas e oligoelementos; e as manipuladas que são produzidas de forma individualizada. Adriana Painko, gerente da farmácia destaca, “temos um núcleo de nutrição parenteral total, onde manipulamos cada prescrição, e adicionamos os carboidratos, aminoácidos, lipídios, vitaminas e minerais, favorecendo a melhora clínica do paciente”.

Não existem para comercialização bolsas prontas de uso infantil, maior público atendido com nosso trabalho, destaca Rogélio Rocha, coordenador do Núcleo de Nutrição Parenteral Total, o qual evidencia, ainda que a manipulação reduz gastos para o Estado. “A bolsa pronta para uso adulto custa o dobro do valor gasto com a aquisição dos componentes para manipulação”.

Rodrigo Bastos, diretor-geral do HBAP elenca que a manipulação dessa nutrição específica traz inúmeros benefícios. “Ofertamos um suporte nutricional que resulta na melhoria da cicatrização de feridas, diminuição da resposta catabólica às lesões, redução das complicações e do tempo de estadia no hospital, gerando economia para o Estado”.

NÚCLEO DE NUTRIÇÃO

O Núcleo de Nutrição Parenteral Total – NPT faz parte da gerência de farmácia do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, atende pacientes adultos e recém-nascidos da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do HB e infantil do Hospital Infantil Cosme e Damião.

No primeiro quadrimestre de 2022, foram atendidas 363 prescrições adulto e 540 pediátricas, totalizando 903, em 2019, atendeu o total de 3.860 prescrições, em 2020, 4.365, em 2021, 3.752.
Postagem Anterior Próxima Postagem