Emater reúne agricultores familiares em “Dia Especial de Cidadania Rural” no município de Vilhena

Emater reúne agricultores familiares em “Dia Especial de Cidadania Rural” no município de Vilhena

Evento reuniu diversos produtores rurais da região, com objetivo de levar informações sobre os direitos previdenciários

Porto Velho, RO - O Dia Especial de Cidadania Rural, promovido pela Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater-RO de Vilhena, aconteceu nesta sexta-feira, 20, na Associação dos Pequenos Chacareiros do Setor Aeroporto – APCSA, localizada na linha 140/145, Gleba Corumbiara, que hoje conta com 300 famílias. O evento, realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri e Prefeitura de Vilhena, reuniu diversos produtores rurais da região.
 
Atendimentos de saúde foram realizados por acadêmicos de enfermagem em parceria com a prefeitura de Vilhena

Com objetivo de levar informações aos agricultores, a ação contou com a palestra da advogada Camila Domingos, sobre os direitos previdenciários; como aposentadoria, auxílio maternidade, auxílio doença e pensão por morte. A equipe da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril – Idaron, também ministrou uma palestra com informes e sobre a declaração de rebanho.

“Poucas pessoas sabem que quem mora em área rural tem vários direitos previdenciários e muitas vezes não são informados, por isso, o objetivo da palestra é contar e explicar esses direitos. Por ser uma questão específica, em relação à aposentadoria, muitas vezes esse grupo fica desamparado e essa palestra é para realmente esclarecer sobre esses assuntos,” explica a advogada. Durante a ação, acadêmicos de Enfermagem realizaram testagem rápida de glicemia e medição da pressão arterial. Na sequência, passaram orientações sobre saúde e encaminhamentos para aqueles que tiveram exames alterados.

A extensionista em gestão/social da Emater, Joise Machado, organizadora do evento, explica a importância do dia especial para a comunidade. “Todos os anos nós temos uma programação e esse é um dos grandes eventos que a Emater realiza. Essa ação é voltada à área social, à cidadania, levando informações para os agricultores. Hoje, trouxemos a advogada para transmitir as informações e, principalmente para eles já organizarem a documentação, para que lá na frente consigam aposentar com tranquilidade. Esse evento acontece em parceria entre o Estado por meio da Emater e Seagri, e a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agricultura de Vilhena – Semagri, Fundação Cultural e Secretaria Municipal de Turismo Indústria e Comércio – Semtic,” explica Joise.

O presidente da associação, Raimundo Borba, agradece o apoio. “O Governo do Estado tem nos apoiado muito. Estamos muito satisfeitos com os serviços que foram oferecidos hoje. As nossas estradas também estão boas e elas são essenciais para os agricultores, tanto para que esse tipo de serviço chegue até aqui, quanto para que possamos escoar nossa produção. O Governo tem feito um ótimo trabalho”, ressalta Raimundo.
Postagem Anterior Próxima Postagem