Banco de Leite Humano Santa Ágata comemora solidariedade das mães rondonienses, no Dia Mundial de Doação de Leite

Banco de Leite Humano Santa Ágata comemora solidariedade das mães rondonienses, no Dia Mundial de Doação de Leite

Comparando os números do ano passado, o aumento de doações corresponde a mais de 90%

Porto Velho, RO - A doação de um pote de leite garante alimentação para 10 bebês de baixo peso da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal – UTI/NEO, do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro. As mães solidárias que realizam esse ato de amor, colaboram com a saúde dos recém-nascidos. Hoje, dia 19 de maio é comemorado o Dia Mundial da Doação de Leite Humano e nesta data, a equipe do Banco de Leite Santa Ágata, em Porto Velho, comemora a solidariedade das doadoras de leite materno.

“Passamos por momentos difíceis no período pandêmico, muitas mães ficaram receosas em realizar a doação, de se dirigirem ao hospital, com medo da contaminação, mas conseguimos vencer, redobramos os cuidados, realizamos diversas campanhas e garantimos a nutrição dos bebês”, acrescenta a dra. Edilene Macedo Cordeiro, coordenadora do Banco de Leite Humano Santa Ágata.

A solidariedade das mães doadoras é um gesto de amor

Para atender a demanda do Banco de Leite, da UTI Neonatal e da Unidade Intermediária são necessários mais de 100 litros de leite por mês, mas com as campanhas desenvolvidas pelo Governo de Rondônia com o apoio da imprensa, comparando os números do ano passado, o aumento de doações corresponde a mais de 90%.

Edilene explica que, quando o estoque não é suficiente, o leite materno é destinado com prioridade para os recém-nascidos prematuros ou de baixo peso, com infecções, nutrição trófica, portadores de imunodeficiência e alergia a proteínas heterólogas. “Por isso estamos sempre em constante campanha de conscientização, para fornecer aos pequenos a melhor nutrição, nossas perspectivas é que alcançamos nossa meta de mais de 100 litros por mês”, comemora.

O diretor-geral do Hospital de Base, Rodrigo Bastos enfatiza que a doação de leite é primordial para os recém-nascidos e para o atendimento neonatal, pois contribui para a nutrição das crianças o reduz o tempo de internação. “Celebrar esse dia é tão fundamental, pois é a sociedade quem colabora diretamente com o nosso trabalho”.

Consultas pediátricas, nutricionais, atendimentos de enfermagem e domiciliares somaram no primeiro quadrimestre de 2022, mais de 7.900 atendimentos a mulheres. Neste ano, também foram coletados cerca de 212 litros de leite materno. Só no mês de abril do ano em curso, o banco contou com solidariedade de mais de 50 doadoras voluntárias.

DIA MUNDIAL DA DOAÇÃO DE LEITE HUMANO

No dia 19 de maio é comemorado o Dia Mundial da Doação de Leite Humano, a data foi instituída pela Lei n° 13.227/2.015, com o objetivo de sensibilizar a sociedade para a importância da doação de leite humano, dar visibilidade aos bancos de leite e promover o aleitamento materno.
Postagem Anterior Próxima Postagem