Atividades realizadas pelo Detran Rondônia têm atraído grande público, na Rondônia Rural Show Internacional

Atividades realizadas pelo Detran Rondônia têm atraído grande público, na Rondônia Rural Show Internacional

Com óculos de realidade virtual, visitantes percorrem trajeto que mostra como o álcool reduz a visão periférica do condutor

Porto Velho, RO - O Detran Rondônia está disponibilizando o circuito educativo em seu estande, na 9ª edição da Rondônia Rural Show Internacional, o qual contempla atividades de conscientização para um trânsito seguro. A que mais chama atenção dos visitantes é de realidade virtual, em que a pessoa utiliza um óculos digital que a deixa com a visão semelhante a de alguém alcoolizado, dessa forma, este realiza um trajeto que mostra a dificuldade em dirigir sob efeito de bebida alcoólica; outra ação que tem atraído os visitantes, é o “Show do Detran”, que consiste em um teste de múltiplas escolhas, com perguntas relacionadas à legislação de trânsito, mas que fazem parte da rotina dos usuários da via, seja pedestre, ciclista, motociclista ou condutor de carro. Quem erra deixa o jogo, quem ficar até o final é o vencedor.

APARELHO ALCOLIZER

Aparelho Alcolizer é apresentado aos visitantes

Testes do etilômetro também estão sendo disponibilizados. O teste ativo, em que a pessoa precisa assoprar o aparelho e que é realizado por meio de análise do ar expelido pelos pulmões; e o teste passivo, que é feito pelo aparelho Alcolizer que detecta teor de álcool no ar, basta aproximá-lo a poucos centímetros da pessoa e detectar pela respiração se o condutor está ou não sob efeito de bebida alcoólica. O Detran Rondônia é o único do País a possuir o aparelho com tecnologia avançada, que é utilizado nas Operações da Lei Seca – OLS.

O diretor-geral do Detran Rondônia, Paulo Higo Ferreira de Almeida explica que o efeito do álcool reduz drasticamente a visão periférica, que é a capacidade de perceber aquilo que está em volta do seu foco principal. Dessa forma o condutor que dirige sob efeito de bebida alcoólica pode acontecer dele olhar para a pista e não enxergar uma pessoa ou um obstáculo, podendo provocar um sinistro de trânsito.

“Aqui no estande do Detran Rondônia o cidadão é orientado pelos nossos profissionais a fazer a coisa certa no trânsito, pois quem se arrisca infelizmente pode não ter uma segunda chance”, disse Paulo Higo.
Postagem Anterior Próxima Postagem