Ações do Movimento Maio Amarelo são desenvolvidas em todo o Estado pelo Detran

Ações do Movimento Maio Amarelo são desenvolvidas em todo o Estado pelo Detran

Ações do Movimento Maio Amarelo são intensificadas em Rondônia

Porto Velho, RO - O Movimento Maio Amarelo tem por objetivo colocar em pauta o tema da segurança viária e mobilizar a sociedade de modo geral para debater o assunto, buscando soluções para que o trânsito seja mais seguro e humanizado para todos. O Departamento Estadual de Trânsito – Detran-RO que trabalha ações educativas o ano todo, intensiva as ações no mês de maio para despertar a sociedade quanto à importância da segurança viária.

A Diretoria Técnica de Educação de Trânsito – Dtet reforça as ações educativas nas escolas; instituições públicas e privadas; eventos; estabelecimentos comerciais noturnos; além das blitz educativas com orientação direta ao condutor. Na noite da última quinta-feira (19), em Porto Velho, servidores da Dtet e agentes de trânsito da Diretoria Técnica de Fiscalização e Ações de Trânsito – Dtfat orientaram condutores que trafegavam pela Avenida Rio Madeira próximo a Avenida Calama e na Avenida Campo Sales, zona sul da Capital.

O diretor da Dtet, Ruymar Pereira de Lima, disse que o trabalho tem boa aceitação junto aos motoristas e motociclistas abordados na ação. Inclusive muitos chegam a relatar que perderam pessoas da família ou que convivem com pessoas sequeladas em acidentes de trânsito. E elogiam o trabalho do Governo do Estado por meio do Detran Rondônia que tem realizado ações para atingir todos os públicos.

O coordenador de equipe da Dtet, Tiago Galdino, disse que a blitz educativas realizadas na noite de quarta e quinta-feira foram abordados 452 veículos, sendo atendidas de forma direta 702 pessoas que foram orientadas e receberam material com informações de segurança viária específica para carro ou motocicleta. “Ainda temos o alcance indireto para os condutores não abordados por meio de faixas e cartazes que colocamos em locais estratégicos na via”, disse Galdino.

ARIQUEMES

Alunos da rede estadual de ensino de Ariquemes são atendidos com de Palestra e simulação de acidentes

A Circunscrição Regional de Trânsito – Ciretran de Ariquemes, promoveu na quinta-feira (19) palestra na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Heitor Villa-Lobos, alusiva ao Movimento Maio Amarelo 2022, que trás como tema – “Juntos Salvamos Vidas”. O Movimento Maio Amarelo tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos em acidentes de trânsito em todo o mundo.

A palestra foi realizada em parceria com o município de Ariquemes que demonstraram aos alunos simulação de acidente para alertar aos estudantes como agir em situação semelhante e também orientando como proceder de forma correta para evitar que os acidentes ocorram.

Os profissionais da Ciretran de Ariquemes, explicaram aos alunos sobre a importância do uso correto dos equipamentos de segurança, a exemplo do capacete pelo condutor e passageiro. O equipamento deve ser ajustado na cinta jugular do capacete, caso ocorra queda ou impacto o capacete proteja a cabeça do usuário, evitando traumatismo craniano, lesão muito comum em sinistros envolvendo ciclistas e motociclistas.

O pedestre também foi orientado sobre as normas de segurança, principalmente a respeito à faixa de segurança, também popularmente conhecida por faixa de pedestres, além de orientações para o ciclista no trânsito; valorização da vida e vulnerabilidade e fragilidade da vida no trânsito.

Pessoas da terceira idade são orientadas sobre cuidados no trânsito

Equipe formada por profissionais de Porto Velho, Jaru e da Ciretran de Theobroma promoveram na terça-feira (17) palestra na Escola Municipal Manoel Ribeiro, localizada na zona rural do município, localidade de Vila Palmares. Aos alunos foram apresentadas atividades lúdicas com o propósito de orientar sobre os cuidados que o trânsito exige e a importância do uso dos equipamentos de segurança. A temática faz parte das ações do “Movimento Maio Amarelo”, que esse ano aborda o tema – “Juntos Salvamos Vida”.

Servidores do Posto Avançando – PA de Colina Verde participaram de ação conjunta com servidores da cidade de Governador Jorge Teixeira em alusão ao Movimento Maio Amarelo 2022 na quarta-feira (18). A ação foi realizada no Centro de Referência de Assistência Social do Brasil – Cras e direcionada ao público da terceira idade.

Os profissionais explicaram quais os cuidados que as pessoas mais idosas devem ter no trânsito, chamando a atenção do público para o Movimento, que este ano aborda o tema – “Juntos Salvamos Vidas”, e convocando os presentes ao engajamento na valorização e defesa da vida para um trânsito mais seguro para todos, inclusive para os idosos e alertando sobre o elevado número de mortes no trânsito e lesões no trânsito.
Postagem Anterior Próxima Postagem