Tecnologia Voz sobre o Protocolo de Internet reforça viabilidade de informações

A tecnologia permite maior viabilidade de informações para todo o Estado

Porto Velho, ROPara apresentar uma comunicação mais eficiente e com um melhor custo benefício o Governo de Rondônia por meio de ações da Superintendência Estadual de Tecnologia da informação – Setic, tem realizado a implementação do Sistema de Voz sobre o Protocolo de Internet (VoIP) às pastas que compõe a Administração Pública Estadual.

A Setic realizou a ativação de mais três ramais VoIP’s, sendo um instalado no Centro Integrado De Operações (Ciop), um no Núcleo de Operações Áreas (Noa), e o outro ponto de comunicação na Gerência de Planejamento (Geplan/Sesdec). A tecnologia permite maior viabilidade de informações para todo o Estado, com soluções mais eficientes para a comunicação empresarial, além de um bom custo benefício.

O diretor do Ciop major BM Clivton Reis, relatou que a necessidade surgiu com a intermissão do telefone móvel. “Nós verificamos a possibilidade da instalação, então fizemos a solicitação. É uma ferramenta que será de grande importância para nosso trabalho, possibilitando uma maior celeridade de informações”.

Um exemplo do sucesso da implementação da tecnologia está na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam, que economiza hoje, mais de 960 mil reais anuais de telefonia móvel, onde junto com a Setic realizaram a implementação dos aparelhos VoIP’s em mais de 13 localidades da secretaria, para amenizar o uso do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) com processos de finalidade de atendimento de suporte técnico.

O assistente de Tecnologia da Informação e Comunicação da Setic Ricardo Dennys Soares, destacou que além da economia, através da tecnologia é possível fornecer a realização de chamadas telefônicas para localidades mais extremas que não são atendidas pelo sistema de telefonia tradicional, por se tratar de uso de telefonia por meio de protocolo de internet.

“O VoIP do Governo de Rondônia é um serviço que atua como fila de atendimento, permitindo que ramais associados com uma linha toquem simultaneamente, de modo que a ligação seja encaminhada para o atendente disponível, seja ele da rede governamental, como também para o usuário externo, tal qual temos o “Tudo aqui”, que recebe demandas externas”.

Para permitir uma maior facilidade e interação acompanhando as tendências e evoluções tecnológicas e suprir uma necessidade que surgiu na própria superintendência, a Setic elaborou também o “W VoIP”, que trata-se de uma ferramenta implantada em uma multiplataforma de mensagens instantâneas e chamadas de voz para smartphones, possibilitando também uma melhor comunicação.

Atualmente já foram implementadas 72 instalações em 20 localidades do estado, não somente como também quatro unidades de “W VoIP”, que podem estar sendo solicitadas pelas secretaria estaduais.
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