Polícia Federal deflagra operação de combate ao abuso sexual envolvendo criança ou adolescente

Polícia Federal deflagra operação de combate ao abuso sexual envolvendo criança ou adolescente

Operação cumpre Mandado de Busca e Apreensão em Porto Velho

Porto Velho, RO - A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (26/04/2022), a OPERAÇÃO DIRTY DRIVE, que investiga crimes relacionados à materiais de abuso sexual infanto-juvenil pela internet. Policiais federais cumprem um mandado de busca e apreensão em um endereço em Porto Velho.

As investigações tiveram início neste mês, a partir de relatórios enviados pelo NCMEC (National Center for Missing and Exploited Children) à Polícia Federal de Rondônia.

O NCMEC é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que recebeu apoio do Governo norte-americano para estabelecer um mecanismo centralizado de recebimento de “denúncias” sobre crimes relacionados a abuso sexual infantil e desaparecimento de crianças.

Em pronta resposta, o GRUPO DE REPRESSÃO A CRIMES CIBERNÉTICOS-GRCC da Polícia Federal em Porto Velho, através de técnicas especiais de investigação, conseguiu identificar o responsável pela aquisição e armazenamento de vasto conteúdo relacionado à materiais de abuso sexual infanto-juvenil.

A Justiça Estadual de Rondônia expediu mandado de busca e apreensão que foi cumprido na residência do investigado. Foram apreendidos dispositivos eletrônicos, como computadores, tabletes e celulares, que foram utilizados no crime, resultando na prisão em flagrante do investigado pela prática do delito de armazenamento de conteúdo pornográfico infanto-juvenil.

A operação denominada DIRTY DRIVE é uma alusão à forma de armazenamento em dispositivos virtuais de conteúdo altamente reprovável e repugnante. Em Tecnologia da Informação, o termo “DRIVE” se refere a um dos nomes usados para unidades de armazenamento, e “DIRTY”, na língua inglesa, significa sujo, vil.
Postagem Anterior Próxima Postagem