O dia na história por Lúcio Albuquerque

O dia na história por Lúcio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA

Lucio Albuquerque

Jlucioac@gmail.com

BOM DIA 28 DE ABRIL!

O nome do advogado da foto de ontem é Magnus Guimarães.

COMEMORA-SE

Dia da Educação. Dia da Sogra. Dia Nacional da Caatinga. Dia Mundial de Segurança do Trabalho. Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. 

Católicos lembram São Luís Maria Grignion de Montfort, São Pedro Chanel, Santo Agapito I, 

BRASIL

1865 – Nasce Vital Brazil, médico, sanitarista e pesquisador, pioneiro na invenção do soro antiofídico contra veneno de animais peçonhentos (serpente, escorpião e aranha). 

1927 — Pilotado por João Ribeiro de Barros, sem escalas, o hidroavião Jahu, fez a 1ª travessia do Atlântico, voando 66 hs.

MUNDO

1253 — Nichiren Daishonin, um monge budista, recita pela 1ª vez o Namu-myoho-rengue-kyo, “a essência do budismo”. 

1908 - Nasce Oskar Schindler, empresário que salvou 1.200 judeus na Alemanha, em pleno nazismo. É membro do grupo “Justo entre as Nações”, em Israel. Ver o filme “A Lista de Schindler”.  

1928 — Fundada a escola de samba Estação Primeira de Mangueira. 

1967 — Muhammad Ali recusa-se a lutar na Guerra do Vietnã e perde o título mundial de boxe. 

2001 — Aos 60 anos Dennis Tito (EUA), é o 1º turista espacial, na nave russa Soyuz TM-32.

FOTO DO DIA

É difícil desvincular a palavra “boemia” de um nome, Walter Bártolo, rondoniense nascido quando Porto Velho era município amazonense. Poeta, compositor, excelente ao violão, “maninho” tinha muitas histórias, como quando  foi seresteiro da seleção brasileira bicampeã no Chile, ou sobre o sumiço do tenente Fernando (1945), de quem Bártolo era motorista. funcionário público, era “padrinho” da festa do Divino Espírito Santo (Vale do Guaporé). foi secretário de Estado, primeiro prefeito de Ji-Paraná e um dos deputados na elaboração da primeira Constituição estadual (1983). Em 1985, irritado pelas críticas do deputado Amir Lando ao governador Jorge Teixeira, de quem Bártolo era amigo pessoal, ligou para Teixeirão e disse que não atenderia seu pedido de votar em candidato do PMDB. A mudança que fez o deputado Amizael Silva, PDS, presidente da Assembleia.

Postagem Anterior Próxima Postagem