Corpo de Bombeiros reforça orientações para cuidados durantes chuvas intensas

Corpo de Bombeiros reforça orientações para cuidados durantes chuvas intensas

Corpo de Bombeiros oferece algumas orientações quanto aos cuidados

Porto Velho, RO - As chuvas tem sido intensas em todo o estado de Rondônia e causado enchentes e alagamentos em diversos municípios. Diante deste cenário, o Corpo de Bombeiros alerta sobre como prevenir acidentes e evitar danos, comuns em situações de riscos gerados em decorrência das chuvas frequentes nesse período.

O comandante operacional do Corpo de Bombeiros, tenente coronel Sanches, chama a atenção dos motoristas para os cuidados que devem ser tomados em algumas situações. “Evite passar por áreas alagadas, principalmente de água alcançar a parte superior dos pneus. Se o nível estiver mais baixo e não tiver uma rota alternativa, as orientações são: mantenha a distância do veículo da frente, avance em baixa velocidade, mantendo o motor sempre acelerado”, explica. Neste período também é muito comum que nas rodovias se formem lâminas de água e isso gera a aquaplanagem, que é uma perda de controle do veículo, devida a redução da aderência do pneu com a via. “Ainda alertamos que em caso de chuva, reduza a velocidade, para em um acostamento e ligue o pisca alerta e espere que ela passe”, ressalta.

Nas vias e em casa, os cuidados devem ser em especial com as crianças. “Não atravesse à pé as áreas alagadas com correnteza. Não deixe as crianças brincando nas águas das ruas, pois correm o risco de serem levadas ou ainda de contraírem doenças graves”, destaca o comandante.

O Corpo de Bombeiros do estado de Rondônia, também oferece algumas orientações quanto aos cuidados que deverão ser tomados após as chuvas intensas:

– cuidado com animais peçonhentos;

– cuidado com fios de energia que estejam próximo às residências ou nas ruas;

– lave e desinfete os objetos que tiveram contato com a água da inundação.

Em caso de emergências, ligue 193. Em Rondônia as chamadas de emergência e urgência podem ser feitas 24 horas por dia, sete dias por semana, inclusive sábados, domingos e feriados. A ligação é gratuita. As forças de segurança do Estado trabalham de modo integrado, onde a população pode acionar o serviço por quaisquer dos números 193, 190 ou 199 para informar sobre vítimas ou solicitar apoio, informar sobre alagamento, desabamento, queda de árvores, dentre outros tipos de ocorrências.
Postagem Anterior Próxima Postagem