
O apoio e fortalecimento das associações rurais fazem parte do compromisso do deputado com a melhoria das condições de trabalho dos agricultores e suas famílias
O trabalho do deputado Cirone Deiró em defesa do fortalecimento e apoio a agricultura familiar e toda a cadeia do setor produtivo teve início na presidência da Comissão de Agricultura com a aprovação de recursos que estão sendo aplicados pelo governo do estado. Entre os projetos aprovados, a aquisição de veículos e computadores para apoiar o trabalho da assistência técnica da Emater. A proposta da distribuição de mudas de café clonal teve origem na Comissão de Agricultura. A época, Cirone defendeu a aprovação dos recursos para que a Secretaria de Estado da Agricultura em parceria com a Emater comprasse as mudas e distribuir aos cafeicultores. A atuação do deputado Cirone tem contribuído de forma significativa com o fortalecimento da agricultura familiar.
O presidente da Associação dos Criadores de Colorado do Oeste, Eliseu Rafael de Souza agradeceu os recursos que a associação recebeu de emenda parlamentar do deputado Cirone. Segundo Eliseu Rafael, os recursos liberados pelo deputado Cirone vão beneficiar mais de 200 associados. O presidente destacou que a aquisição dos implementos agrícolas atende uma antiga reivindicação dos agricultores e vai contribuir com a modernização da atividade agropecuária. “A exemplo da ensiladeiras que serão usadas para ensilar milhos e capim capiaçu. Outro implemento importante é a carreta, onde o produtor poderá transportar da lavoura até o silo. Melhorando as condições de fornecer alimento para o gado, assim, o produtor garante a produção de leite e carne,” afirmou.
Na avaliação do deputado Cirone Deiró, a agricultura familiar contribui com a geração de emprego e renda no campo e na cidade. Segundo o deputado, a circulação de dinheiro durante a colheita, especialmente no período da safra do café, coloca em evidência a força da agricultura familiar na economia local. “Temos cerca de 90 mil pequenas propriedades distribuídas em 52 municípios. São milhares de famílias que vivem exclusivamente da atividade agrícola e que precisam desse apoio com a destinação de recursos para a compra de secadores, máquinas de beneficiamento de café e implementos agrícolas. Tenho atendido as reivindicações das associações rurais como forma de contemplar o maior número de agricultores com a liberação de recursos, por meio de emenda parlamentar,” concluiu.