Jovens assistiram palestras ministradas por agentes públicos das áreas de Segurança e Saúde
Porto Velho, RO - Alunos do ensino médio do Instituto Federal de Rondônia -Ifro, participaram do Projeto de Prevenção do Risco de Trauma Relacionado ao uso de Álcool na Juventude – “Party”, que possibilitou, no último sábado (23), uma vivência dentro do Hospital de Base Ary Pinheiro com pacientes vítimas de acidentes de trânsito.
A conscientização ocorreu em dois momentos, primeiro os jovens assistiram palestras ministradas por agentes públicos das áreas de Segurança e Saúde e depois foram direcionados pelos médicos residentes à Clínica Ortopédica, onde puderam conhecer e conversar com pacientes.
Infrações de trânsito, sanções penais, consequências na saúde, condutas imprudentes, e outros danos causados pela decisão de beber e dirigir foram as temáticas abordadas por profissionais do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Samu, Polícia Rodoviária Federal, Detran, Polícia Técnica Científica (Politec) e Central de Transplantes de Rondônia.
Uma simulação também foi realizada, onde os alunos puderam utilizar cadeiras de rodas, entendendo a dificuldade enfrentada na reabilitação. Os pacientes apresentados aos estudantes tem o perfil jovem, vítimas ou causadores de acidente de trânsito automobilístico, motivados por uso de álcool ou drogas.
Simulação sobre reabilitação por trauma causados por acidentes
O precursor do projeto em Rondônia esclareceu que ele acontecerá uma vez por mês no Hospital de Base, com o público alvo sendo jovens com faixa etária de 15 a 18 anos, cursando ensino médio na Rede Estadual de Ensino, que estão prestes a adquirirem a Carteira Nacional de Habilitação – CNH.
Rodrigo Bastos, diretor geral do Hospital de Base Ary Pinheiro, pontuou a importância social de trazer os jovens para essa conscientização, apresentando o trabalho árduo realizado pelos profissionais de saúde na reabilitação do paciente. “O atendimento ortopédico é o que tem maior demanda atualmente na nossa unidade, e uma grande parcela é oriunda de acidentes de trânsito”.
O Programa de Prevenção do Risco de Trauma Relacionado ao uso de Álcool na Juventude, foi iniciado no Centro de Ciências da Saúde de Sunnybrook – Canadá, em janeiro de 1986. No Brasil, o “Party” é coordenado pela Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado e realizado pelas Ligas de Trauma das Universidades. E no Estado pela LACCRO – Liga Acadêmica de Clínica Cirúrgica de Rondônia.