Detran Rondônia promove Encontro de Examinadores em Cacoal nos dias 30 e 31 de março

Encontro de Examinadores é promovido pela Diretoria Técnica de Habilitação e Medicina no Trânsito (Dthmet)

Porto Velho, RO - Fundamentado na Resolução do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, nº 514 de 18 de dezembro de 2014, que aprova as diretrizes da Política Nacional de Trânsito que trata da capacitação e aperfeiçoamento continuado dos profissionais de trânsito, nos dias 30 e 31 de março, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) vai realizar o Encontro de Examinadores de Trânsito do Estado de Rondônia, no município de Cacoal.

Com cerca de 50 participantes, o Encontro, que é promovido pela Diretoria Técnica de Habilitação e Medicina no Trânsito (Dthmet), por meio da Controladoria Regional de Trânsito (CRT), tem o objetivo viabilizar a discussão e implementação das alterações no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) aplicado ao processo avaliatório dos exames práticos e padronização dos procedimentos de avaliação.

O novo modelo de prova prática utilizará tabletes

Segundo o diretor técnico de Habilitação (Dthmet), Hassan Mohamad Hijaz, o diferencial deste treinamento é a apresentação do novo modelo de prova prática digital. “Com uso de tabletes, que possibilitarão a coleta biométrica e armazenamento de fotos do candidato no momento do exame de direção veicular, a avaliação dos condutores terá maior segurança e agilidade” – destacou.

O controlador Regional de Trânsito (CRT), Francisco Carlos da Silva Nascimento, explica que neste Encontro serão realizadas as tratativas para a finalização da publicação do Novo Manual de Exames Teóricos e Práticos do Detran-RO.

“Considerando que em 2021, o Detran-RO realizou aplicação de cerca de 104 mil exames teóricos e práticos, a publicação do Novo Manual de Exame trará maior transparência, auxílio, padronização dos procedimentos de ensino e avaliação para examinadores, instrutores e candidatos” – informou Francisco Carlos.

Segue o Cronograma do Encontro de Examinadores:

DataAssuntos
30.03
  • Credenciamento
  • Abertura
  • Bens Patrimoniais – Responsabilidade e processo de inventário 
  • Procedimentos de vistoria veicular 
  • Aspectos pedagógicos do processo avaliatório de exames teóricos e prático no Estado de Rondônia – Apresentação dos dados amostrais obtidos na última capacitação dos examinadores de trânsito 
  • Apresentação do Manual de Exames – Discussões sobre as sugestões propostas
31.03
  • Discussões relativas ao Manual de Exames
  • Simulação dos exames práticos de direção veicular
Encontro de Examinadores de Trânsito do Estado de Rondônia vai acontecer no auditório da Ciretran de Cacoal, localizado na Rua Ji-Paraná, 2001, bairro Jardim Clodoaldo, das 7h30 as 18h.
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem