"Rondônia Cidadã" leva ações de cidadania para Cacoal no próximo fim de semana

"Rondônia Cidadã" leva ações de cidadania para Cacoal no próximo fim de semana


Mais de mil atendimentos foram realizados no último fim de semana na zona Sul de Porto Velho, a maioria emissão de RG e CPF

Porto Velho, RO - Consolidado com mais de mil serviços realizados em sua 6ª edição na zona Sul de Porto Velho, no sábado (12) e domingo (13), o Projeto “Rondônia Cidadã” será executado no próximo fim de semana no município de Cacoal. Durante dois dias a população terá à disposição uma variedade de serviços em áreas essenciais, como: emissão de documentos, orientações nutricionais, sobre aquisição de microcrédito, preservação ambiental, previdência social, manicure, entrega de kit enxoval do Programa “Mamãe Cheguei”, entre outros desenvolvidos pela Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), idealizadora do projeto, bem como órgãos estaduais e entidades civis parceiros.

O atendimento em Cacoal acontecerá na Escola Estadual Bernardo Guimaraes, no Bairro Princesa Isabel, das 8 horas às 17h30 no sábado (19) e das 8 horas às 14 horas do domingo (20).

O projeto teve a 1ª edição realizada em 2019 pelo Governo de Rondônia, por meio da Seas, em Extrema, distrito de Porto Velho. Devido à pandemia, a continuidade só ocorreu no final de 2021 com mais uma edição em Extrema e outra em Guajará-Mirim.

No último fim de semana de janeiro de 2022 as atividades foram retomadas na zona Leste da Capital, quando foram realizados 315 atendimentos; nos dias 5 e 6 de fevereiro foi a vez de Pimenta Bueno, onde foram prestados 463 atendimentos, com destaque para a emissão da 1ª e 2ª vias da Cédula de Identidade (RG), um total de 101 nos dois dias para pessoas acima de 12 anos; atendimento da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho (Semast), Sistema Nacional de Emprego (Sine) e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO).

Na primeira 1ª na zona Leste de Porto Velho, os serviços mais procurados foram os de emissão de Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), Certidão de Nascimento, Passe Livre para idosos e deficientes e renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Enquanto que nessa 2ª edição foram 1.016 atendimentos diversos, como emissão de 84 RGs e 203 agendamentos; CPF (62), Certidão de Nascimento (53 solicitações), orientações da Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE), 225 cortes de cabelo, entre outros.

Fazem parte do “Rondônia Cidadã”, serviços como emissão da 1ª e 2ª vias da RG; solicitação da 2ª via de Certidões de Nascimento e Casamento; assessoria Jurídica DPE; emissão da taxa para renovação de CNH; educação no trânsito; apresentação e cadastramento no “Geração Emprego”; emissão do Passe Livre do idoso e pessoas com deficiência; Carteira de Trabalho e Previdência Social Digital (CTPS); informações quanto ao seguro desemprego e demais orientações; confecção de currículos; orientação nutricional; orientações jurídicas nas relações de consumo; educação ambiental; Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf-Mulher e Jovem); Previdência Social para assegurado especial (Rural); apresentação do Programa Microcrédito Produtivo Orientado de Rondônia (Proampe) e plataforma digital; orientações sobre acesso a microcrédito produtivo e orientado; atendimento direto ao público, com abertura de processos; cadastro no Programa “Mulher Protegida”; cadastro na Plataforma “Não me Perturbe”, entre outros.

A cada fim de semana um município está sendo contemplado com estas e outras ações socioassistenciais. Nos dias 26 e 27 será a vez do distrito de Jaci Paraná, também pertencente a Porto Velho.
Postagem Anterior Próxima Postagem