Qualidade e inovação nos serviços à população foram destaques do Detran Rondônia em 2021

Qualidade e inovação nos serviços à população foram destaques do Detran Rondônia em 2021


Ações educativas e de fiscalização prestadas pelo Detran-RO são importantes ferramentas de conscientização

Porto Velho, RO - Atendimento on-line, aperfeiçoamento de servidores, facilidade de pagamentos e emissão de documentos, realização de leilões on-lines, ações eficientes de educação e fiscalização de trânsito foram algumas das ações desenvolvidas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) Rondônia em 2021. Para o diretor-geral do Detran-RO, Paulo Higo Ferreira de Almeida, apesar de um ano atípico, em 2021 foi destacado com trabalho e avanços.


Diretoria do Detran avalia positivamente as ações do Detran-RO em 2021

“Em 2021, em meio a pandemia do coronavírus, o Detran adotou medidas inovadoras para que os cidadãos fossem atendidos de forma eficiente, e ao mesmo tempo, respeitando o distanciamento social. Evitando aglomerações nos postos de atendimento, a autarquia criou a carta de serviço on-line, e fomos o primeiro do Brasil a oferecer essa comodidade ao público, aumentando assim os acessos às nossas plataformas virtuais, atendendo a Lei de Acesso à Informação (LAI) nº12.527/2011”, lembrou Paulo Higo.

HABILITAÇÃO

O Detran manteve os serviços de emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com estratégias seguras e criteriosas para realização dos exames práticos e adoção de plataformas virtuais para a realização de exames teóricos, que se tornaram ainda mais seguros e rápidos.

“Antes, o resultado de um exame não saía em menos de 15 dias e hoje este resultado é on-line, logo após a entrega da prova”, disse o diretor técnico de Habilitação e Medicina de Trânsito do Detran Rondônia, Hassan Mohamad Hijazi. “A autarquia reforçou ainda mais seu compromisso com a sociedade, e mesmo sem paralisar durante a pandemia, se reinventa com o uso dos recursos da Tecnologia da Informação (TI) que, aliás, já vinha sendo usado em várias atividades”, destacou Hassan.

Preocupados em manter a segurança do público, o Detran-RO inovou também na realização de leilões on-lines, iniciados em maio de 2021. “Utilizando-se de sistema desenvolvido integralmente pelos servidores da Coordenadoria da Tecnologia e Informação (CTI) e Gerência de Leilões (Gerlei), a oferta de lances ocorreram de forma virtual, o pagamentos dos lotes foram realizados diretamente na conta funcional de leilão e o envio das notas por meio de e-mail registrado do arrematante, ficando presencial somente a entrega/liberação dos veículos arrematados, isso trouxe segurança e eficiência para o Detran”, explicou a diretora-geral adjunta, Benedita Oliveira.

CONSCIENTIZAÇÃO

Conforme destacado pela autarquia, foram realizadas ações educativas e de fiscalização, consideradas importantes ferramentas de conscientização da sociedade no que diz respeito à responsabilização de medidas no trânsito. Com o tema “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”, ações educativas foram desenvolvidas em todo o Estado pela Diretoria Técnica de Educação de Trânsito (Dtet).

“Estas ações foram reconhecidas oficialmente pela Câmara Municipal de Porto Velho, que entregou ao Detran-RO, Moção de Aplausos. Foi um ano de trabalho intenso, onde muitas vidas foram salvas através da conscientização de condutores quanto à importância do respeito às regras de trânsito, como na questão da covid-19, no qual realizamos a Operação Detran pela Vida, orientando cidadãos sobre a importância do uso de máscaras e de álcool 70%” – lembrou a diretora da Dtet, Claudia Roberta Stochi.


Ações educativas foram realizadas em todo Estado

No que diz respeito à fiscalização, com equipes deslocadas de Porto Velho para as principais cidades do Estado, em parceria com a Polícia Militar (PMRO), foram realizadas ações convencionais e ostensivas, como: “Operação Duas Rodas, uma só Vida”, voltada para a conscientização de motociclistas; e a retomada da “Operação Lei Seca”, uma importante ferramenta de segurança pública, já que combate à embriaguez ao volante e reduz sinistros de trânsito.

“A medida contribui para a inibição de crimes comuns no entorno dos locais das blitzes, e ajuda na recuperação de veículos furtados e roubados”, lembra o diretor técnico de Fiscalização e Ações de Trânsito (Dtfat), Welton Roney Nunes Ribeiro.

ATENDIMENTOS

O Detran também desenvolveu importantes ações como o retorno das visitas pedagógicas aos Centros de Formações de Condutores (CFCs), totalizando mais de cem atendimentos, entre visitas virtuais e in loco; implantação de cem por cento das provas teóricas de forma digital em todo o estado de Rondônia; credenciamento de novas clínicas e profissionais peritos examinadores, em localidades que não possuíam atendimento fixo, sendo: 4 (quatro) clínicas de Psicologia do Trânsito e 1 (uma) clínica de Medicina do Tráfego; Psicologia do Trânsito, em: Alto Paraíso; Alvorada do Oeste, Seringueiras e Vale do Anari; de Medicina do Tráfego em Espigão do Oeste; Fiscalização às clínicas em todos os municípios do Estado; Abertura de Comissão de Trabalhos Extraordinários para credenciamento de novas clínicas em todo o Estado.

Das ações executadas pela Coordenadoria de Escola Pública de Trânsito (Ceptran), foram destacados os cursos de Formação e Atualização de Condutores de Veículos Especializados – Mototaxistas, Movimentação Operacional de Produtos Perigosos (MOPP), Veículos de Emergência, Condutor de Transporte Coletivo, Transporte Escolar, Condutor de Cargas Indivisíveis, Coletivo Passageiro, Curso de Formação e Atualização Profissionais de Trânsito, Convalidação de Certificados, que geraram emprego e renda para a população rondoniense.

LICENCIAMENTO

“Os avanços, não param por aí! Já que em 2021 também implantamos o pagamento parcelado em até 12 vezes no cartão de crédito de licenciamentos e dívidas em atrasos de multas de trânsito. O que certamente é uma comodidade para os rondonienses”, ressaltou o gestor do Detran-RO, que ainda destacou outra conquista para os servidores efetivos da autarquia. “O Governo de Rondônia atendeu uma reivindicação antiga, um reajuste salarial de 36,5%. Um reconhecimento justo aos servidores”, lembrou Paulo Higo.

O diretor-geral, Paulo Higo Ferreira de Almeida, a diretora adjunta, Benedita Oliveira agradeceram o apoio do Executivo Estadual, “que não mediu esforços para viabilizar essa conquista dos servidores da autarquia”. “Certamente, 2022 o Detran-RO manterá a qualidade e eficiência de trabalho com transparência e avanços” – disse Paulo Higo.

Texto: Jarlana Serra Davy
Fotos: Daiane Mendonça, Eleni Caetano e Frank Néry
Secom - Governo de Rondônia
Postagem Anterior Próxima Postagem