Drive-thru de Testagem Rápida realizado neste sábado reforça ações do Governo de Rondônia para frear avanço da covid-19

Drive-thru de Testagem Rápida realizado neste sábado reforça ações do Governo de Rondônia para frear avanço da covid-19


Após triagem, os cidadãos fizeram a testagem e na saída do estacionamento, eram informados sobre os resultados

Porto Velho, RO - Uma ação rápida para detecção de novos casos de covid-19 e o início às orientações de tratamento contra a doença, movimentou Porto Velho durante todo sábado (22), com a realização do drive-thru de Testagem Rápida no estacionamento do Palácio Rio Madeira (PRM), promovido pelo Governo de Rondônia, para frear o avanço do coronavírus.

A atividade faz parte das novas medidas anunciadas pelo Governo do Estado na área da Saúde, com o objetivo de detectar o maior número de pessoas infectadas pelo coronavírus. Foram dois mil testes disponibilizados para a população, que compareceu em grande número à sede do Poder Executivo Estadual.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, conferiu toda a atividade de perto, e pontuou medidas que foram anunciadas recentemente, durante reunião com todo o secretariado do Poder Executivo, para o enfrentamento do coronavírus e influenza.

Marcos Rocha deixou claro que o Executivo Estadual tem manifestado preocupação com o aumento do número de casos dos vírus. “Decidimos fazer esta testagem rápida para colher as informações e saber as atitudes a serem adotadas. Aquelas pessoas que estão contaminadas devem permanecer em isolamento e impedir que outras sejam acometidas pela doença”, ressaltou.

O governador destacou a importância das testagens e deixou claro que a iniciativa é de orientar as pessoas que compareceram e tiveram seus resultados positivos, quanto à necessidade de tratamento, como também de isolamento para evitar que a doença se alastre ainda mais.

“É um importante reforço no combate à pandemia, pois o número de casos aumentou em Porto Velho e houve uma piora com os casos de influenza. Para evitar problemas maiores à população, fizemos o anúncio de medidas de saúde para enfrentarmos a covid-19”, declarou o governador.

O titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Fernando Máximo, pontuou que a testagem é importante para quebrar a cadeia de transmissão do vírus e isolar as pessoas que estão com covid-19. “É momento de união de forças junto com a população, com cada um fazendo sua parte. O Governo lançou um pacote de ações de combate a pandemia, retornando as testagens em massa, começando por Porto Velho. Outras cidades em breve também serão contempladas”.

NOVAS MEDIDAS

Em reunião com o secretariado do Governo de Rondônia ocorrida no último dia 18 de janeiro, no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho, o governador Marcos Rocha anunciou uma série de medidas adotadas pelo Executivo Estadual para o enfrentamento do coronavírus e influenza.

Considerado eficiente contra o vírus influenza, o medicamento Tamiflu será ofertado em breve para a população. O medicamento foi solicitado pelo Governo de Rondônia junto ao Ministério da Saúde, e em breve estará à disposição dos cidadãos

O “SOS Vacinação” será mais uma medida adotada pelo Governo de Rondônia, para intensificar a vacinação. O governador Marcos Rocha ressaltou que vacinação está associada à redução de casos graves, e além disso, o Estado já possui 90% da população imunizada com a 1ª dose; 70% com a 2ª dose e 20% com a terceira dose (reforço).

Hospital de Campanha da zona Leste, antigo Cero, foi reaberto para ampliar leitos de UTI

Outras medidas adotadas pelo Governo de Rondônia para enfrentamento e combate à pandemia serão as campanhas de conscientização da população sobre a importância da vacinação contra o coronavírus.

HOSPITAL DE CAMPANHA

O antigo Centro de Reabilitação de Rondônia (Cero), atual Hospital de Campanha da zona Leste de Porto Velho foi reativado recentemente, com a ampliação de leitos para atender a pacientes com Coronavírus, após Rondônia voltar a atingir uma alta taxa de ocupação de leitos devido a covid-19.

Em Porto Velho, os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) chegaram aos 90% de ocupação e no interior do Estado, são 55% de leitos ocupados, totalizando 65% na média estadual de taxa de ocupação de leitos de UTI para a covid-19.

A reativação do antigo Cero faz parte das medidas de logística de atendimento às unidades hospitalares do Estado. Será feita a contratação gradativa de profissionais da saúde, conforme necessidade, além da distribuição de leitos específicos para influenza e covid-19, e contratação de leitos.

DRIVE-THRU

O Governo de Rondônia promoveu em 2021, 25 ações de drive-thru de vacinação em todo o Estado, com testagem rápida para detecção de covid-19 na população, com o objetivo de conter o avanço da doença, isolando os infectados do restante dos cidadãos.

A ação foi desenvolvida nos municípios de Buritis, Cacoal, Candeias do Jamari, Costa Marques, Colorado do Oeste, Guajará-Mirim, Pimenta Bueno, Rolim de Moura e São Miguel do Guaporé, sendo ao todo, quase 25 mil pessoas imunizadas.

SOLIDARIEDADE

Desde o início da pandemia, Elizangela sempre se colocou à disposição de promover apoio aos cidadãos durante as ações do Governo do Estado

Em um momento em que a população encontra-se apreensiva por conta do novo aumento no número de casos de covid-19, além dos casos de influenza, existem aqueles que se preocupam com o próximo, promovendo atos que fazem a diferença.

Desde o começo da pandemia, Elizângela Amorim Prestes, que é moradora do bairro Pedrinhas, tem feito sua contribuição, como voluntária, com a distribuição de água, picolé, café, pão de queijo, juntamente com seu sobrinho, durante as ações feitas pelo Governo do Estado, em especial no Palácio Rio Madeira.

“Fazemos essa colaboração com o sentimento de que todos possam ficar bem, seja em Porto Velho ou no interior do Estado, com o desejo de que aqueles que foram contaminados com essa doença, se recuperem e voltem o mais rápido possível à rotina”, relata Elizângela.

Elizângela conta que a ação é de extrema importância para a população, pois o momento requer cautela e todos devem manter seus cuidados não somente com o coronavírus e suas variantes, mas também com o vírus influenza. “É um momento em que todos devem manter os cuidados de proteção, usando máscaras, álcool em gel e o distanciamento social, tendo que evitar novamente as aglomerações. Em breve, venceremos essa situação e estaremos mantendo nossa vida normal”, finaliza.
Postagem Anterior Próxima Postagem