Servidor comenta desafios e gratidão com retorno das aulas presenciais

Servidor comenta desafios e gratidão com retorno das aulas presenciais


Pandemia desafiou o professor com mais de 20 anos de profissão

Porto Velho, RO - É dia de prova no 5ª ano da Escola Municipal Maria Francisca de Jesus Gonçalves. Atento a cada detalhe, o professor José Roberto já planeja a aplicação da prova a outra metade da turma que não está presente.

É que o retorno das aulas presenciais na rede municipal de ensino tem sido parcial, ou seja, dos 35 alunos do professor, apenas metade pode estar presente, diariamente, na sala de aula. A outra metade executa as atividades de forma remota.

Atuando desde a década de 1990 na área da educação, José Roberto iniciou sua carreira ainda no Estado do Ceará, onde se formou e começou a ministrar aulas no Ensino Médio. O docente iniciou suas atividades em Porto Velho no ano de 2020, quando foi selecionado no concurso da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

No entanto, a conquista foi ofuscada pela chegada da pandemia da covid-19 que desafiou o professor com mais de 20 anos de profissão.

“A pandemia, com certeza, foi o maior desafio na carreira de um professor. Reestruturar a nossa didática ao modelo remoto e híbrido não foi uma tarefa fácil, mas estamos correndo juntos para garantir que todos os alunos estejam, o quanto antes, na mesma condição de aproveitamento”, afirma.

A escola municipal onde o professor ministra aula está localizada dentro do residencial popular Orgulho do Madeira, zona Leste da capital. O condomínio concentra cerca de 20 mil moradores de diferentes classes sociais. Dedicando oito horas diárias em sala de aula, o professor afirma não ter como fechar os olhos para as variáveis sociais dos estudantes.


Os olhos atentos do professor também precisam ser exercitados fora da sala de aula

“Parte dos meus alunos enfrenta uma realidade social bem difícil e isso ficou bastante visível na pandemia, onde alguns deles não tinham sequer um aparelho celular ou acesso à internet para acompanhar as aulas. Mas, como professor, eu não desisti e hoje corremos para reverter os efeitos dessa disparidade”, afirma.

As estratégias foram as ações de busca ativa executada pela Prefeitura, atividades impressas e o apoio da tecnologia e grupos de mensagem, onde o professor busca manter os alunos e pais conectados ao cronograma de atividades e avaliações.

Os olhos atentos do professor também precisam ser exercitados fora da sala de aula. Durante a merenda e o momento de recreação, José Roberto precisa monitorar o uso correto das máscaras e o distanciamento entre os alunos.


Bom desempenho dos alunos é reflexo dos esforços do professor

Chamando cada um pelo nome, o docente afirma que os alunos reconhecem a importância do respeito e dos valores fraternos nesse momento de crise sanitária. “Eu amo a educação e, ao longo da minha carreira, aprendi que não somos professores apenas de matérias, mas ensinamos para a vida”, afirma.

De volta à sala de aula, é momento de correção das provas. O bom desempenho dos alunos é reflexo dos esforços do professor que entende a importância do seu papel no resgate da esperança e fé dos estudantes no futuro melhor.

“A nossa missão é cooperar para o desenvolvimento desses alunos, levar uma educação de qualidade e que transforme suas vidas, suas famílias e a comunidade. Mostrar que eles podem ser os empreendedores de suas vidas e agentes de mudança. Se conseguirmos isso já valeu apena toda a caminhada”, finaliza o professor.
Postagem Anterior Próxima Postagem