Servidores do município são atendidos com serviço psicológico para superar traumas da pandemia

Servidores do município são atendidos com serviço psicológico para superar traumas da pandemia

 



Diante da batalha contra a pandemia de Covid-19, e do retorno das aulas presenciais, a Prefeitura Municipal lançou o projeto “Re-tornar após o Isolar”, que atende servidores do município com uma equipe de psicólogos e espaço terapêutico de acolhimento breve e focal.

O projeto atende a um pedido da secretária municipal de Educação, Glaucia Negreiro, e é executado pela Secretaria Municipal de Administração (Semad), através da Coordenadoria de Saúde Ocupacional - CSO, com apoio do prefeito Hildon Chaves e da primeira-dama, Ieda Chaves.

A CSO é composta por uma equipe interdisciplinar, que presta cuidados na área da saúde ao servidor, acolhendo-o com suas individualidades e pluralidades. As atividades do projeto iniciam dentro da escola, que é considerado o ambiente mais familiar da equipe.

Foi escolhida uma escola de cada setor da cidade, além de uma escola da zona rural, totalizando cinco unidades para o projeto-piloto. Nelas são realizados três encontros, que oferecem escuta e vivência para toda equipe escolar.

Segundo Ana Cláudia Geraldes Magalhães, secretária municipal adjunta de Administração, há um esforço concentrado para possibilitar que cada servidor retorne em condições de cumprir bem suas tarefas. “A pandemia da Covid-19 trouxe sequelas psicológicas para grande parte da população.

Com o servidor público não seria diferente. O medo de contaminação no retorno ao trabalho presencial é o principal foco da abordagem trabalhada pelo Projeto ‘Re-tornar após o Isolar’”, explica ela. Ana Cláudia diz ainda que uma equipe interprofissional da Semad desenvolveu uma metodologia exclusiva para o atendimento psicossocial deste público, que é o Plantão Psicológico.

“Além disso, quem considera o seu caso mais específico e não tem condição de compartilhar o seu sentimento no grupo, ou acredita ser necessário dar continuidade ao tratamento, poderá buscar atendimento exclusivo e individualizado no Plantão Psicológico e, se for necessário, a equipe fará encaminhamento à rede de apoio disponível”, acrescentou.

OUTRAS 

Ações semelhantes já foram desenvolvidas junto a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semes) e, em breve, será com a Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz). PLANTÃO A Semad disponibiliza, através da CSO, a todos os servidores municipais o Plantão Psicológico, que é um ambiente que oferece acolhimento breve e focal para quem passa por um período de sofrimento emocional decorrente das questões laborais. A proposta do serviço é promover a qualidade de vida e saúde emocional.

Para ter acesso ao serviço, é preciso realizar o agendamento prévio pelo site:

https://agendamentoonline.portovelho.ro.gov.br

O atendimento está disponível nos períodos da manhã e tarde, na própria Semad (Rua Duque de Caxias, n 186 – Bairro Arigolândia).

Outras informações ou dúvidas, pelo telefone (69) 98423-6412 (WhatsApp).

 

Texto: Etiene Gonçalves e Clarissa Soares

Foto: Wesley Pontes

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
Postagem Anterior Próxima Postagem