Feira itinerante de agroindústrias e artesanatos vai reunir cerca de 40 produtores em Vilhena na sexta-feira, 6

Feira itinerante de agroindústrias e artesanatos vai reunir cerca de 40 produtores em Vilhena na sexta-feira, 6



Cerca de 40 expositores já confirmaram participação em Vilhena

Retomando as ações que possam fortalecer o setor de agroindústrias e artesanatos no Estado, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura em parceria com a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron) e a prefeitura de Vilhena realizam a 1ª edição do AgroArtes, na próxima sexta-feira (6) no município.

O evento vai acontecer no estacionamento da prefeitura municipal, das 8 horas até às 17 horas. A ação conjunta conta com o apoio do Estado com as prefeituras. Em Vilhena, será por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Comércio (Semtic) que vem oferecendo total apoio para que o evento aconteça.

O técnico da Seagri da regional de Vilhena, Fabiano Cremonini, destaca que 40 expositores já confirmaram presença na 1ª edição da Feira AgroArtes que reunirá as agroindústrias do Cone Sul, destacando os potenciais da produção alimentícia e artesanatos. “O objetivo é fortalecer e incentivar a produção das agroindústrias na nossa região, seja na área de alimentos como no artesanato”, reforçou.



Feiras são essenciais para fortalecer agroindústrias familiares

“A feira será itinerante, essa semana acontecerá em Vilhena, no próximo mês realizaremos em outra cidade, até concluirmos todos os municípios do Cone Sul. Os participantes vão utilizar uniformes padronizados e serão submetidos ao teste rápido da covid-19, um dia antes do evento”, informa Cremonini, lembrando que todos os protocolos de segurança sanitária serão adotados pela organização.

A agente de desenvolvimento da Semtic, Rita Correia, destaca o apoio que a população deve dar aos expositores. “Precisamos prestigiar a feira, pois assim estaremos ajudando um setor que sentiu os reflexos negativos da pandemia. Adquirindo produtos dos pequenos empreendedores, incentivamos para que possam continuar com seus negócios”.

SUPERAÇÃO

Para a família do seu Paulo Jaenisch, empreendedor no ramo de embutidos e defumados, essa ação do Governo do Estado em apoiar as agroindústrias familiares após um longo período de crise causado pela pandemia do coronavírus, vem para alavancar e incentivar os pequenos negócios.

Desde 2014 trabalhando à frente da agroindústria, Paulo Jaenisch relata que quase fechou as portas, quando a produção e venda caiu mais de 50% devido à pandemia. “Temos o Selo do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e há anos vamos batalhando para firmar nossa empresa. A Feira Rondônia Rural Show e outras feiras eram essenciais para o nosso negócio, porém, com a pandemia a situação começou a ficar difícil para nós e logo depois perdemos nosso filho para covid-19. Ele que nos ajudava na produção, mas, minha filha e meu genro foram essenciais para continuarmos. Hoje, eles participam das feiras e minha esposa e eu ficamos na produção. Aos poucos vamos levantando e reerguendo nossa agroindústria”.

O empresário agradece ao governador Marcos Rocha e também ao secretário da Seagri, Evandro Padovani, pela iniciativa do retorno das feiras. Em Vilhena, a Feira AgroArtes conta também com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro).

Fonte: Secom
Postagem Anterior Próxima Postagem