Emater é atuante em quase duas mil propriedades do Território Rio Machado

Emater é atuante em quase duas mil propriedades do Território Rio Machado



Na Região do Café, a Emater conta com oito escritórios locais e atende quase dois mil propriedades rurais

Com muito orgulho, o Governo de Rondônia tem comemorado neste mês os 50 anos da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado (Emater-RO). Hoje, mais de 900 servidores atendem, divididos em 83 unidades operacionais, os 52 municípios rondonienses, inclusive diversos distritos.

No interior do Estado, na região conhecida pelo café, no âmbito da Emater, os municípios de Cacoal, Pimenta Bueno, Espigão do Oeste, Ministro Andreazza, São Felipe, Parecis e Primavera de Rondônia integram o chamado Território Rio Machado. Nesta região, o Poder Executivo conta com oito escritórios locais da Entidade, sendo em Pimenta Bueno a sede do Escritório Regional da Emater.



Extensionista rural da Emater prestando assistência a produtores rurais

Junto a esses municípios, a Assistência Técnica e Extensão Rural, foco da Entidade, tem feito a diferença junto a centenas de produtores, nas mais diversas atividades rurais. Nesta região, o Governo de Rondônia, por meio da Emater, atende 1.720 propriedades. Na maior parte delas, 987 propriedades rurais; a pecuária leiteira é a principal atividade, seguida pela pecuária de corte, presente em 564 propriedades, e o café, que muito tem se destacado nos últimos anos, é hoje a principal atividade agrícola em 665 propriedades rurais do Território Rio Machado.

Sobre a atuação da entidade, no que diz respeito ao desenvolvimento rural e urbano que impáctam na qualidade da produção e da vida das pessoas, Samuel Guedes, gerente regional da Emater no Território da Emater no Teritório Rio Machado, pontua.

“A Emater participou inclusive, de toda a implantação e formação desses municípios, do desenvolvimento da área rural, das atividades rurais, da melhoria de vida das família, porque a Emater trabalha num contexto amplo, econômico, social e ambiental. Então, depois de todo esse período, o que a gente vê é a consolidação das atividades de campo no Estado,” ressaltou Guedes.



Oitenta e seis servidores da Emater atuam no Território Rio Machado

Atuando junto aos sete municípios dessa região, a entidade conta com 86 servidores dedicando-se diariamente para oferecer junto aos agricultores familiar todos os serviços que envolvem a Assistência Técnica e Extensão Rural de forma participativa, visando o desenvolvimento humano sustentável. São extensionistas rurais e sociais, servidores da área administrativa e também de apoio e vigias.

“A Emater é representada pelos seus servidores, que fazem a autarquia ser o que é. Todo esse mérito se deve aos colegas, tanto aos pioneiros que vieram e desbravaram, enfrentando condições muito mais difíceis e adversas, do que se tem hoje; e também os servidores que chegaram ao longo do caminho. Nesta mudança, na proposta de uma Emater mais moderna, envolvida com as tendências digitais e sistemas de informação, nós temos uma equipe muito engajada”, completa o gerente regional.

Em junho, no lançamento do Selo Comemorativo aos 50 anos da Emater em Rondônia, o diretor-presidente da autarquia, Luciano Brandão, falou um pouco das bodas de ouro e agradeceu o empenho do governador e do vice-governador de Rondônia.

“É preciso agradecer todo esse empenho do governador Marcos Rocha e do nosso vice, José Jodan, para que a Emater pudesse levar as políticas públicas de Governo voltadas para o desenvolvimento da Agricultura Familiar, nos ‘quatro cantos’ do Estado”, agradeceu Brandão.

O diretor-presidente da autarquia, destacou ainda o empenho dos colaboradores que não permitiram que a Emater fechasse suas portas durante a pandemia, sempre se mantendo presente nas atividades e na vida da família rural.

Fonte: Secom
Postagem Anterior Próxima Postagem