Com variante delta se espalhando no Brasil, Governo de Rondônia pede que população complete ciclo vacinal contra covid-19

Com variante delta se espalhando no Brasil, Governo de Rondônia pede que população complete ciclo vacinal contra covid-19



Variante delta não representa risco para quem tomou a 1ª e 2ª doses, mas para quem tomou apenas a 1ª dose e para quem não fez o esquema vacinal, ela é de alto risco

Em todo o Brasil, observa-se resistência da população em voltar aos postos de imunização para receber a 2ª dose da vacina contra covid-19, tendo como argumento mais comum os efeitos colaterais dos imunizantes, porém o Governo de Rondônia, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) alerta os rondonienses para o verdadeiro ‘‘efeito colateral’’ desse comportamento, que é ter uma população despreparada para a iminente entrada da variante Delta.

‘‘Se você já completou o intervalo para receber a 2ª dose, procure um posto de imunização’’. O apelo é da coordenadora estadual da covid-19 (Agevisa), Flávia Serrano, e tem justificativa; a variante Delta está se espalhando no Brasil.

A cepa é resultado de mutações seletivas e tem alta transmissibilidade, considerada maior que todas as anteriores, e capaz de levar Rondônia a disparar nos índices de internações e óbitos, que atualmente encontram-se em queda.

Flavia Serrano esclarece que o esquema de vacinação completo não impede que não haja casos de infecção pelo vírus, mas é eficiente para atenuar que os casos não se tornem graves a ponto de necessitar de internação ou mesmo resultar em óbito. ‘‘Ela não é uma variante de risco para quem tomou a 1ª e 2ª doses, mas para quem tomou apenas a 1ª dose e para quem não fez o esquema vacinal, ela é de alto risco’’.

Os intervalos para a 2ª dose de dois tipos de imunizantes foram reduzidos. Para a AstraZeneca é de 45 dias e o da Pfizer, é de 60 dias. A CoronaVac tem intervalo de 28 dias e a Janssen é dose única. E são esses prazos que devem ser observados pela população.



Flávia Serrano, pede que população esteja amplamente vacinada antes da entrada da variante delta em Rondônia

‘‘Neste momento, nós não temos em Rondônia a oficial entrada da delta, e a hospitalização e óbito estão cada vez mais diminuindo, porém é importante trabalhar antes da entrada dessa variante no Estado a conscientização da população sobre a importância de retornar para a 2ª dose, que não precisa ter resistência devido às reações da vacina, pois a nova variante pode driblar o sistema imunológico se não completarmos a imunização com a 2ª dose da vacina’’, afirma a coordenadora.

Ela faz ainda um alerta para que a população entenda a gravidade individual e coletiva de não completar o ciclo vacinal, conforme o que tem ocorrido em outras partes do Brasil. ‘‘Hoje o Rio de Janeiro é um grande exemplo para o Estado de Rondônia continuar incentivando a população a se vacinar, pois lá eles não conseguiram completar a vacinação da população em tempo hábil, e as UTIs estão cheias, exatamente de pessoas que recusaram tomar a 2ª dose.

A coordenadora esclarece a população que a entrada da variante uma hora irá acontecer, mas que Rondônia não precisará repetir o que está ocorrendo no Rio de Janeiro. ‘‘Nós queremos que quando ela chegar, o impacto seja menor, pois nossa população estará amplamente vacinada. Os efeitos colaterais de vacinas não estão nem perto da consequência que é desenvolver a doença, dos óbitos e dos sofrimentos das famílias. Efeito colateral em processo de imunização ocorre dependendo do organismo, e pode nem ocorrer na 2ª dose. Procure completar o esquema vacinal para proteção contra covid-19. Não resista mais’’.

Uma população ciente da importância da vacinação é capaz de dar esperança coletiva de superação da pandemia. ‘‘É preciso lembrar que a vacina é segurança, é vitória, é vida. Pedimos à população que não espere ser chamada para a 2ª dose. Os intervalos das doses foram reduzidos, e é uma medida de acordo com as bulas das vacinas. E isso foi feito porque a variante atual de preocupação, a delta, pode driblar o sistema imunológico, se não houver imunização completa’’, reforça Flávia.

Em Rondônia, as estratégias para conscientizar os rondonienses da importância da 2ª dose da vacina contra a covid-19, ganhou robustez com a criação no início deste mês, do Plano de Aceleração da Vacina criado pelo Governo de Rondônia por meio da Agevisa.

“Atualmente 67% de nossa população já tomou a 1ª dose da vacina, agora é necessário completar o esquema de vacinação e alcançar a totalidade da população vacinável. É muito importante que sejam administradas as duas doses da vacina, para proteção contra as variantes da covid-19”, alerta Gilvander Gregório de Lima, diretor-geral da Agevisa.

Fonte: Secom
Postagem Anterior Próxima Postagem