Testes rápidos para identificar doenças virais são realizados no Presídio Feminino de Vilhena

Testes rápidos para identificar doenças virais são realizados no Presídio Feminino de Vilhena



Reeducandas receberam atendimento de testes rápidos, vacina da gripe e exame preventivo

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), tem garantido assistência à saúde da população privada de liberdade. Em Vilhena, o atendimento de atenção básica, prevenção e tratamento vem sendo ofertado nas unidades prisionais. De acordo com o gerente regional de saúde, Sérgio Mattos, na manhã desta quinta-feira (29), uma ação foi realizada para as reeducandas e servidores do Presídio Feminino.

Conforme a enfermeira da 3ª regional de saúde, Alefe Nascimento, a iniciativa contou com o apoio de mais três residentes e faz parte da Campanha Julho Amarelo, mês dedicado à campanha de prevenção e diagnóstico das hepatites virais. O objetivo é reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites no sistema prisional.



Agentes prisionais também receberam atendimento da equipe de saúde

A diretora-geral do Presídio Feminino, Cristiane da Silva Garcia, informou que 31 reeducandas receberam atendimento da equipe de saúde. “Foram realizados os testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites, além da vacinação da gripe. As reeducandas também realizaram o exame preventivo para precaução e diagnóstico do câncer de útero”.

Além do presídio, a ação, informou Alefe, também já foi realizada na Casa de Detenção e na Casa do Menor, totalizando 108 atendimentos entre reeducandos e servidores. “Nas duas ações, tivemos alguns casos positivos para sífilis e hepatite. Quando há casos positivos dessas doenças, realizamos o encaminhamento de acordo com a necessidade de cada paciente. Para sífilis já entramos com a notificação e medicação. Já para os casos de HIV, hepatite B e C fazemos o encaminhamento para o Serviço de Assistência Especializada – Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE-CTA) do município”.

Na unidade, os reeducandos realizam outros exames, verificando a carga viral e se a doença está ativa, para dar início ao tratamento correto, conforme a necessidade de cada um. Sobre o exame preventivo, a enfermeira ressalta que o resultado demora cerca de 40 dias para chegar.

E dando continuidade aos serviços de atendimento à saúde dos reeducandos, a ação também acontecerá no Presídio de Segurança Máxima Cone Sul, na próxima semana.

Fonte: Secom
Postagem Anterior Próxima Postagem