Jatinho de R$2,8 milhões liga senador do PDT ao ‘Careca’

Jatinho de R$2,8 milhões liga senador do PDT ao ‘Careca’

Senador Weverton Rocha (PDT-MA) ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). (Foto: Ricardo Stuckert /PR).

Porto Velho, RO -
O senador Weverton Rocha (PDT-MA) utilizou o mesmo jatinho que transportou o lobista Antonio Carlos Camilo Antunes, conhecido como Careca do INSS.

O avião, modelo Beech F90 e prefixo PT-LPL, foi adquirido por R$ 2,8 milhões em 2022 e pertence ao advogado Erik Marinho, suplente do senador Efraim Filho (União Brasil-PB).

Documentos indicam que o lobista usou a aeronave pelo menos duas vezes em 2024, em fevereiro e julho, saindo de São Paulo. O uso da aeronave pelo “Careca” já está no radar da Polícia Federal, que investiga a fraude de R$ 6 bilhões no INSS, revelada pela Operação Sem Desconto. O caso envolve desvios em aposentadorias e pensões.

Nas últimas semanas, o Metrópoles flagrou Weverton descendo do mesmo avião em Brasília, após voos de São Luís. O senador afirmou ao portal que apenas pega “carona” no avião e nunca voou ao lado de Antonio Carlos. Disse ainda que os deslocamentos são normais e criticou a tentativa de vinculá-lo ao escândalo.

O dono da aeronave, Erik Marinho, confirmou que tanto o parlamentar quanto o lobista usaram o jatinho. Argumentou, no entanto, que se trata de “mera coincidência” e classificou o empréstimo como “uso compartilhado”.

Apesar de ter sido eleito na Paraíba, Marinho mora em São Luís e já participou de eventos ao lado de Weverton no Maranhão, inclusive o chamando de “amigo advogado”. O episódio aconteceu durante sessão do Senado em setembro de 2024.

Além da amizade com Weverton, Marinho é o único advogado fora da banca que recebeu procuração do Careca do INSS para defendê-lo no Supremo Tribunal Federal (STF). Isso lhe garante acesso aos autos da investigação, apesar de não ser o advogado principal do lobista.

A CPMI do INSS deve ouvir Antonio Antunes nesta quinta-feira (25). O colegiado também avalia convocar aliados de Weverton para esclarecer as ligações com o operador do esquema.


Fonte: Por Juan Araujo
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