
A multidão em um dos lados do palanque, na manifestação deste domingo (3) na Avenida Paulista.
Porto Velho, RO - Protestos liderados pela oposição ao presidente Lula (PT) tomam as ruas de cidades brasileiras, neste domingo (3), proclamando “fora Lula”e “fora Moraes”, em referência ao ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, cujo destino será a prisão, de acordo com o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), ao discursar na Avenida Paulista.
Os atos cobram impeachment do ministro Alexandre de Moraes, e apoiam a sanção da Lei Magnitsky imposta pelo governo dos Estados Unidos, Donald Trump, ao relator da ação penal contra Bolsonaro no Supremo, acusado de violação dos direitos humanos e de perseguição aos opositores do regime.
Outra pauta de reivindicações é a anistia para presos e condenados pelos ataques de 8 de Janeiro de 2023 que destruíram os Três Poderes da República contra a eleição de Lula. Além disso, os manifestantes reforçam o apelo de Trump pelo fim do que o chefe do governo dos EUA chamou de “perseguição judicial” do “Tribunal de Moraes” a Jair Bolsonaro, que foi motivação central do tarifaço de 50% imposto pelo presidente do país norte-americano a produtos brasileiros.
A determinação de medidas cautelares por ordem de Moraes contra Bolsonaro é outro alvo das críticas dos manifestantes, após o ex-presidente ser obrigado a usar tornozeleira eletrônica para monitoramento, ser proibido de usar as redes sociais ou de dar entrevistas tratando dos tarifaços reivindicados a Trump pelo seu filho e deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP).
Por este contexto restritivo, Bolsonaro não confirmou presença nos protestos deste domingo, denominados “Reaja, Brasil”. Ele está sendo representado por líderes da oposição em seus estados. E a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) discursou no ato de Belém.
Estima-se que haja protestos em 62 cidades brasileiras. E já há multidões registradas na Asa Sul de Brasília; em Copacabana, no Rio de Janeiro; na Avenida Paulista, em São Paulo; na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte; em Maceió e em Goiânia, entre outras capitais.
O pastor Silas Malafaia organiza mais diretamente o protesto da Avenida Paulista. Além da transmissão ao vivo no seu canal do YouTube, a partir das 14h.
Assista ao vivo da Paulista e veja trechos de atos já transmitidos em outra cidades:
Em Brasília:
Em Belo Horizonte:
Fonte: Por