Prefeitura reduz gastos pela metade e já economiza milhões em combustível

Prefeitura reduz gastos pela metade e já economiza milhões em combustível


Porto Velho - RO Gastos com combustível reduziram pela metade. O trabalho de austeridade e responsabilidade orçamentária desenvolvido pela Prefeitura de Porto Velho, através das ações executadas pela Superintendência de Gastos Públicos (SGP), já vem rendendo frutos consideráveis aos cofres do erário porto-velhense.

Responsável pelo planejamento, organização e coordenação da gestão dos gastos, além de estabelecer políticas públicas, diretrizes e regulamentações, controlando e avaliando os procedimentos dos processos de despesas, a SGP vem implantando medidas que já resultam em uma considerável economia, atingindo a casa dos milhões de reais.

Para se ter uma comparação, nos primeiros seis meses de 2025, a Secretaria Municipal de Obras (Semob) utilizou pouco mais de R$ 3,3 milhões em combustível, sendo que no ano passado, a mesma secretaria gastou mais de R$ 13,2 milhões, o que aponta uma redução drástica no consumo.

De acordo com Euma Tourinho, a economia é resultado de um trabalho contínuo da superintendência. A mesma conta segue em todas as secretarias e superintendências pertencentes à Prefeitura de Porto Velho, onde os gastos com combustível reduziram pela metade, mesmo com o preço desse insumo tendo aumentado de um ano para o outro nos postos de gasolina.

De acordo com a superintendente da SGP, Euma Tourinho, essa economia é resultado de um trabalho contínuo da superintendência no que diz respeito à economicidade, aprimorando os recursos e fortalecendo as medidas que visam à utilização responsável do orçamento público.

“Inserimos um sistema que auxilia os servidores a comprarem nos postos com menor valor, além de introduzirmos um processo de acompanhamento mais próximo da utilização desses recursos. Essa economia é o resultado de um trabalho sério e comprometido com a sociedade”, esclareceu Euma Tourinho.

Todos os dados estão disponíveis na página eletrônica da Prefeitura de Porto Velho.

Texto: João Paulo Prudêncio
Foto: Leandro Morais/SMC.

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
Postagem Anterior Próxima Postagem