Prefeitura de Porto Velho reforça parceria no 2° Congresso Rondoniense sobre Autismo


Município reafirma compromisso com políticas públicas inclusivas para pessoas com TEA
2ª edição do Congresso Rondoniense sobre Autismo (Corau) foi realizado no Teatro Palácio das Artes.

Porto Velho, RO
- A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Inclusão e Assistência Social (Semias), participou ativamente da 2ª edição do Congresso Rondoniense sobre Autismo (Corau), realizado no Teatro Palácio das Artes, no final de semana (5 e 6). O evento foi fomentado pela Seduc por meio de emenda parlamentar.

A presença da gestão municipal no evento reforça o compromisso com políticas públicas inclusivas e voltadas às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Segundo a secretária-adjunta da Semias, Tércia Marília Martins, uma das importantes contrapartidas da Prefeitura é a emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea). “A determinação do prefeito é clara: ampliar nossas ações de inclusão. Essa parceria com a Apramar e a participação da Semias no congresso nos permite oferecer serviços essenciais, como a emissão da carteira do autismo, aproximando a gestão da comunidade que mais precisa”, destacou.

Marília Ferreira é mãe atípica e participou do evento.
Para Marília Ferreira, mãe atípica, a atuação da Prefeitura no evento é um alento diante dos desafios que ela enfrenta desde o diagnóstico do filho. “A sociedade ainda é muito preconceituosa, e só quem vive essa realidade entende a luta diária. Ver a Prefeitura aqui, oferecendo ajuda concreta, como a carteira de autista que conseguimos hoje, é emocionante. Dá esperança e nos faz sentir acolhidos”.

Prefeito Léo Moraes destacou a importância do Corau.
O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, destacou a importância do Corau e reiterou o comprometimento da administração com ações de inclusão. “Este congresso fortalece a luta das pessoas com TEA, e nossa gestão é comprometida em apoiar essa causa. Já avançamos com ações como a entrega do ônibus multissensorial, a emissão da carteira do autista, a criação de vagas inclusivas e, agora, com a instituição da Secretaria Municipal de Inclusão e Assistência Social”.

Reconhecido como o maior congresso sobre autismo da região Norte, o Corau é promovido pela Associação de Educação Profissional, Cultural, Recreativa e de Desenvolvimento Social e Ambiental de Rondônia (Apramar). O evento busca disseminar conhecimento sobre o TEA, garantir os direitos das pessoas autistas e promover uma sociedade mais consciente e acolhedora.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
Postagem Anterior Próxima Postagem