Ji-Paraná será o primeiro polo da Atenção Básica do Brasil a oferecer ozonioterapia no tratamento de feridas crônicas

Ji-Paraná será o primeiro polo da Atenção Básica do Brasil a oferecer ozonioterapia no tratamento de feridas crônicas


Porto Velho, RO - Com uma iniciativa pioneira na saúde pública, Ji-Paraná se prepara para ser o primeiro município do Brasil, dentro da Atenção Básica, a ofertar ozonioterapia no tratamento de feridas crônicas. O avanço coloca a cidade na vanguarda da inovação em cuidados com a saúde, unindo tecnologia, capacitação profissional e economia de recursos públicos.

Atualmente, 26 enfermeiros da rede municipal estão participando de um curso de formação com carga horária de 180 horas, com aulas teóricas e práticas, ministradas por duas especialistas vindas de São Paulo. As profissionais foram enviadas pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), após solicitação feita pelo Departamento de Atenção Básica ao Coren-RO.

A enfermeira Jussara da Silva Barcelos, do Departamento de Atenção Básica, destaca a relevância do curso e o engajamento dos participantes.

“Já estamos no terceiro dia de prática e todos os profissionais têm demonstrado grande interesse. O foco é o tratamento de feridas crônicas, aquelas de difícil cicatrização, como úlceras venosas, arteriais e feridas em pacientes diabéticos. A ozonioterapia acelera a regeneração, tem ação bactericida, fungicida, reduz a dor, o inchaço e promove uma cicatrização mais eficiente”, explicou.

Além da eficácia no tratamento, a ozonioterapia também representa economia para o sistema de saúde pública, já que os pacientes curados com mais rapidez necessitam de menos visitas às unidades, menos curativos e menor uso de medicamentos.

Durante as aulas práticas, os próprios profissionais foram incentivados a levar casos reais de pacientes com feridas de difícil cicatrização para acompanhar os resultados da aplicação do ozônio. “É visível a diferença entre o antes e o depois, muitas vezes já na primeira aplicação. Estamos registrando tudo com fotos para acompanhamento da evolução”, comentou uma das professoras.

Os profissionais capacitados atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), na UPA e no Hospital Municipal, o que garante a ampliação da oferta desse tratamento na rede pública municipal de forma gradual e acessível.

A Prefeitura de Ji-Paraná reafirma seu compromisso com uma saúde pública resolutiva, moderna e humanizada, consolidando o município como referência nacional em boas práticas na Atenção Básica.


Fonte: Por ascom
Postagem Anterior Próxima Postagem