Governador Marcos Rocha exonera vice Sérgio Gonçalves do comando da Sedec após conflito político



Porto Velho, RO - O governador de Rondônia, Marcos Rocha (União Brasil), anunciou a exoneração do vice-governador Sérgio Gonçalves do cargo de secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec). O comunicado foi feito ao vivo durante entrevista concedida ao canal Rema TV. Sérgio ocupava a função há dois anos e seis meses. Na noite desta segunda, para o lugar de Sérgio, foi nomeado Lauro Fernandes da Silva Junior, até então diretor técnico operacional da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia - Caerd.

A decisão ocorre após embates políticos envolvendo a demissão de Junior Gonçalves (irmão de Sérgio) da chefia da Casa Civil e a permanência de Rocha em missão oficial em Israel, durante o início do conflito armado entre o país e o Irã. No último fim de semana, durante cerimônia de inauguração de alas reformadas no hospital regional de Guajará-Mirim, o governador classificou como "covarde" a tentativa de Sérgio de assumir o comando do Executivo estadual enquanto ele se encontrava no exterior.

Segundo Marcos Rocha, o vice-governador teria articulado junto a deputados estaduais para impedir a aprovação da Emenda à Constituição que autorizou o chefe do Executivo a exercer a função de forma remota durante sua ausência. Ainda de acordo com Rocha, parlamentares reafirmaram apoio à sua permanência no cargo, mesmo fora do país.

Apesar da exoneração da Sedec, Sérgio Gonçalves deve continuar ocupando espaço institucional como vice-governador, mantendo uma pequena estrutura de gabinete no Palácio Rio Madeira, sede oficial do Governo do Estado.


Fonte: Tudorondonia
Postagem Anterior Próxima Postagem