Governador Marcos Rocha destaca avanço histórico na produção leiteira com programas de incentivos do Estado

Governador Marcos Rocha destaca avanço histórico na produção leiteira com programas de incentivos do Estado



Porto Velho, RO - Com políticas públicas estratégicas voltadas à melhoria genética do rebanho, o governador Marcos Rocha o avanço de Rondônia entre os estados brasileiros no ranking nacional de produção de leite, publicado no Anuário do Leite (2023) pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Com a conquista, o estado tornou-se o maior produtor de leite da Região Norte e a 7º posição no ranking dos estados, com uma produção anual superior a 25 milhões de litros, refletindo a missão da atual gestão estadual com o fortalecimento do desenvolvimento do agronegócio.


Segundo o governador Marcos Rocha, o investimento em programas estaduais voltados à melhoria genética e à assistência técnica tem refletido nestes avanços. “Acreditamos que um governo comprometido com o fortalecimento do campo gera resultados concretos, capazes de transformar a vida de centenas de produtores rurais. Cada recurso aplicado e cada ação técnica desenvolvida impulsionam a cadeia da pecuária leiteira, que se consolida como um dos pilares estratégicos para o futuro e o progresso de Rondônia”, declara.

Entre os destaques da atual gestão, está o programa Consultec que têm oferecido suporte técnico essencial aos produtores rurais, atuando na gestão das propriedades e no manejo alimentar e nutricional do rebanho. Enquanto o Rufião Móvel utiliza tecnologia de ultrassonografia para realizar diagnósticos reprodutivos nas matrizes leiteiras, contribuindo no aumento da produtividade, podendo dobrar ou até triplicá-la com a aplicação adequada das orientações técnicas.

ACOMPANHAMENTO

Conforme destacado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO), o trabalho do estado vai além da assistência técnica. Os extensionistas e médicos-veterinários da Emater-RO estão diariamente no campo, ao lado do produtor, verificando possíveis dificuldades gestacionais, orientando estratégias que aumentam a eficiência reprodutiva do rebanho.

Com o apoio técnico da Emater-RO e os investimentos do Governo do Estado, muitos produtores estão transformando suas realidades e alcançando resultados expressivos. A entidade destaca ainda que o fomento público e a orientação adequada têm sido caminhos concretos para que a produção leiteira no estado possa aumentar, gerando mais renda, dignidade e desenvolvimento no campo.


Fonte: Por ascom
Postagem Anterior Próxima Postagem