Porto Velho, RO - 16 de julho de 2025 - Com as eleições estaduais de outubro de 2026 ainda distantes (14 meses e meio), mas a ansiedade política em alta, o primeiro retrato das intenções de voto para deputado estadual na crucial região do Vale do Madeira, em Rondônia, acaba de ser divulgado. O Instituto Brasil Dados realizou uma sondagem focada nos pré-candidatos ao cargo na região, que abrange Porto Velho e os municípios de Guajará-Mirim, Nova Mamoré, Candeias do Jamari e Itapuã D'Oeste.
A pesquisa, realizada entre os dias 10 e 12 de julho de 2025 com 530 eleitores, revela um cenário altamente competitivo e fragmentado, sem nenhum pré-candidato alcançando 5% das intenções de voto. A liderança, por ora, pertence ao deputado estadual Marcelo Cruz, que registra 4,71% das intenções.
Logo atrás, outros nomes conhecidos da Assembleia Legislativa aparecem bem posicionados:
Alan Queiroz, também deputado estadual, em segundo lugar com 3,77%.
Ribeiro do Sinpol (deputado estadual) em terceiro, com 3,38%.
Ieda Chaves (deputada estadual) na quarta posição, com 3,20%.
Um empate técnico chama atenção na quinta posição, ocupada por figuras fora do legislativo estadual atual:
O vereador Everaldo Fogaça e Dr. Ferrari aparecem empatados, ambos com 2,85%.
A lista segue com uma série de outros pré-candidatos, muitos deles também muito próximos nas intenções de voto:
- Zequinha Araújo (ex-vereador): 2,65%
- Adalto de Bandeirantes: 2,08%
- Marcos Combate (vereador): 1,89%
- Dr. Santana, Dra. Taíssa Souza e Luciano Brandão (empatados): 1,50% cada
- Coronel Vital, Jair Montes e Thiago Tezzari (empatados): 1,32% cada
- Edevaldo Neves, Ellis Regina, Allen do Visão Rural e Euma Tourinho (empatados): 1,13% cada
- Alex Redano, Sandro Rocha e Luizinho Goebel (empatados): 0,75% cada
- Laerte Gomes: 0,57%
O resultado desta primeira sondagem mensal realizada pelo Instituto Brasil Dados reflete a incerteza típica deste estágio pré-eleitoral, especialmente em um cenário com muitos nomes em disputa. A fragmentação é evidente, com 24 pré-candidatos registrando intenção de voto significativa, mas a grande maioria abaixo de 2%. Para os atuais deputados, os números iniciais servem como termômetro, enquanto para os novos nomes, como o vereador Everaldo Fogaça e Dr. Ferrari que aparecem bem no primeiro grupo, representam uma oportunidade de crescimento.
A pesquisa ouviu eleitores dos cinco municípios que compõem a região do Vale do Madeira. Com a corrida eleitoral ainda no início, é esperado que este cenário sofra significativas alterações nos próximos meses, à medida que as campanhas se definam e os eleitores se engajem mais no processo. A próxima sondagem do instituto, prevista para agosto, trará novos indicativos sobre a evolução desta disputa.