Prefeitura realiza distribuição de materiais explicativos sobre os cuidados para evitar a dengue, zika e chikungunya

Prefeitura realiza distribuição de materiais explicativos sobre os cuidados para evitar a dengue, zika e chikungunya






Agentes de endemias e servidores da Semusa se desdobravam entregando panfletos explicativos de combate às doenças.

Porto Velho, RO
- Duas ações simultâneas de conscientização quanto aos cuidados para combater o Aedes Aegypti, o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya foram realizadas em Porto Velho na tarde de quarta-feira (18).

“Esse pit stop é um trabalho de conscientização que a gente está fazendo com a população sobre o dia ‘D’ de combate a dengue e sobre os cuidados para evitar as doenças causadas pelo Aedes Aegypti”, explicou Jussara Nobre, subgerente do Núcleo de Controle de Endemias, Malária e Dengue da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).

Uma das equipes atuou no cruzamento das avenidas Chiquilito Erse (antiga Rio Madeira) com José Vieira Caúla e a outra, na esquina da Chiquilito Erse com a av. Amazonas, ambos localizados na região Leste de Porto Velho.

Além da panfletagem, as equipes conversavam com os condutores e exibiam cartazes orientando os motoristas
Com o apoio de equipes da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), agentes de endemias e servidores da Semusa se desdobravam entregando panfletos explicativos com orientações para eliminar possíveis criadouros dos quintais, os sintomas das doenças causadas pelo inseto e busca por atendimento médico.

Além da panfletagem, as equipes conversavam com os condutores e exibiam cartazes orientando os motoristas e transeuntes quanto aos cuidados que todos devem ter.

SINAL DE ALERTA

Nas orientações são mencionados cuidados com garrafas em geral, piscinas, entre outros
“Não houve aumento de casos da doença em Porto Velho, porém foi realizado o último levantamento de índice rápido no mês de dezembro e constatado médio risco para casos de dengue, tendo em vista que os principais criadouros do mosquito têm sido o lixo doméstico, pneus e outros recipientes que acumulam água”, acrescentou Jussara Nobre.

Dados desse levantamento acendeu o sinal de alerta, fazendo com que a Semusa reforce as ações de forma preventiva, orientando a população para que esta seja a sua principal aliada no combate aos criadouros do Aedes Aegypti.

O supervisor de trânsito, Augusto França, que liderava os agentes da Semtran, informou que a função da equipe era garantir que os servidores da Semusa realizassem a distribuição de panfletos sem correr o risco de sofrer acidentes.

CUIDADOS

Manter o lixo acondicionado em sacos plásticos, pneus e outros materiais que podem se tornar criadouros do mosquito guardados em locais cobertos para não ter contato com a água, especialmente agora que iniciou o período chuvoso, são os principais cuidados para evitar surtos de dengue, zika e chikungunya.

Foram mencionados ainda, cuidados com garrafas em geral, piscinas, vasos de plantas, tampas de garrafas e caixas d'água, entre outros.

SINTOMAS

Os principais sintomas são: dor de cabeça, dor no corpo e febre. “Ao sentir esses sinais a pessoa deve procurar a unidade de saúde mais próxima de casa para realizar o exame e saber se é dengue ou outra arbovirose. As unidades estão preparadas para fazer o atendimento”, destacou a subgerente do Núcleo de Controle de Endemias, Malária e Dengue da Semusa.


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
Postagem Anterior Próxima Postagem