A íntegra da coluna redigida pelo jornalista Waldir Costa.
Porto Velho, RO - Assembleia – Como a eleição antecipadas para composição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa (Ale) foi considerada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) como ilegal, os deputados rondonienses anularam a que foi realizada em fevereiro de 2023 já definindo os nomes, para o biênio 2025/26. Esta semana o presidente da Ale, Marcelo Cruz (PRTB-PVH) anulou a que definiu os nomes para o segundo biênio e convocou reunião extraordinária para à tarde de ontem (19), quando os deputados realizaram nova eleição, que manteve Alex Redano (Republicanos-Ariquemes) na presidência, cargo que assumirá junto com os demais membros em 1º de fevereiro do próximo ano.
Legislativa – Na nova eleição só ocorreu uma mudança, na 1ª vice-presidência, porque Affonso Cândido (PL/Ji-Paraná), que ocuparia o cargo se elegeu prefeito de Ji-Paraná nas eleições de novembro último e terá que renunciar até o final do ano, para assumir o cargo a partir de janeiro de 2025. Para o seu lugar foi indicado Laerte Gomes (PSD/Ji-Paraná), que teve o nome aprovado e terá o cargo de 1º vice-presidente a partir de fevereiro do próximo ano, quando assumirá a nova Mesa Diretora para o biênio 2023/24. Na 2ª vice-presidência permaneceu Rosângela Donadon (União/Vilhena) e na secretaria geral Alan Queiroz (Podemos) Redano já foi presidente na legislatura anterior e deixou um legado de bom trabalho.
Boi-Bumbá – Sexta-feira, sábado e domingo últimos foram dos mais movimentados em Guajará-Mirim, com a realização do festival folclórico envolvendo os bois-bumbás Malhadinho e Flor do Campo, em mais uma edição do tradicional Duelo da Fronteira. O Bumbódromo esteve lotado durante os dias de festa, mesmo com as chuvas fortes que caíram no sábado (16), e atrasou as apresentações dos grupos. O Malhadinho foi o vencedor, com uma diferença mínima (835 pontos a 827,5 pontos). Cada grupo teve 2,30h para apresentações nas duas noites. O Duelo na Fronteira é reconhecido como uma das maiores atrações culturais do Norte do País e a cada ano ganha maiores proporções no segmento.
Dobradinha – Nas eleições de 2022 o deputado estadual Ezequiel Neiva (União-Cerejeiras) conseguiu se reeleger somando 20.895 votos. Na oportunidade fez uma parceria com o filho, Wiveslando Neiva, candidato a federal, que mesmo sem nunca ter disputado eleições conseguiu expressiva votação (10.991 votos) e foi importante na dobradinha com o pai. A princípio seu nome estava cotado para disputar a prefeitura nas eleições de outubro último, mas não concorreu e apoiou, junto com Ezequiel a candidatura de Sinézio José (União), que foi eleito com 5.887 votos, mais de 60% dos votos válidos. O próximo passo de pai e filho na política, garantem as pessoas mais próximas, será nas eleições gerais (presidente da República, governadores e os vices; duas das três vagas ao Senado dos Estados e Distrito Federal, Câmara Federal e Assembleias Legislativas) de 2026, quando Ezequiel disputará a Câmara Federal e Wiveslando a Assembleia Legislativa. Quem viver verá...
Arom – O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB), que deixará o cargo em janeiro próximo, após dois mandatos seguidos é presidente da Associação Rondoniense de Municípios-Arom. Mesmo não sendo mais prefeito a partir de janeiro ocupará o cargo na Arom nos próximos dois anos. A meta de Hildon, a princípio pré-candidato a governador em 2026 é fortalecer a entidade no apoio principalmente aos municípios menores, que não têm estrutura suficiente para montar um projeto. A Arom foi muito bem jurídica, técnica e administrativamente com os ex-presidentes Carlos Magno e Laerte Gomes, que foram prefeitos de Ouro Preto do Oeste e Alvorada a do Oeste, respectivamente. Agora Hildon, que já realiza um bom trabalho promete se dedicar à entidade fortalecendo o apoio aos municípios, inclusive aproveitando boa parte da sua atual equipe.
Respigo
O anúncio de o presidente da Ale-RO, Marcelo Cruz (PRTB/PVH) durante a semana, do abono de Natal/Ano Novo de R$ 5 mil a todos os servidores da Casa do Povo, independente de cargo (efetivo, concursado ou comissionado), foi confirmado na sessão extraordinária de terça-feira (19). Como não poderia deixar de ser, a medida deixou os servidores não somente satisfeitos, mas gratos aos deputados, que garantiram verba extra em momento econômico delicado, por isso merecem os parabéns +++ Como se esperava a seleção brasileira (formada com nomes indicados por empresários) não conseguiu vencer o Uruguai em jogo realizado na noite de terça-feira (19) na Bahia, O jogo é da fase eliminatória da Copa do Mundo de 2026 terminando empatado (1x1). O Brasil está na quinta colocação e o Uruguai subiu para a segunda. A liderança é da Argentina +++ Há tempo a imprensa política de Porto Velho não participava de sessões na Ale-RO como na tarde/noite de terça-feira (19) na votação da Mesa Diretora 2025/26. Marcaram presença não somente os “veteranos”, mas também a nova geração de jornalistas, que chega com a tecnologia proporcionada pela internet .
Fonte:Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica