Ação ‘Somos Todos Guaporé’ registra grande mobilização da comunidade e recolhe 2,5 toneladas de resíduos do rio em Pimenteiras do Oeste (RO)

Ação ‘Somos Todos Guaporé’ registra grande mobilização da comunidade e recolhe 2,5 toneladas de resíduos do rio em Pimenteiras do Oeste (RO)


Durante as atividades, foi promovido um concurso de redação com o tema 'Rio Guaporé e o que podemos fazer para sua preservação'.

Porto Velho, RO - O projeto 'Somos Todos Guaporé' retirou esse ano 2,5 toneladas de resíduos abandonados pelos frequentadores de acampamentos às margens do rio Guaporé, uma tonelada a menos em relação ao ano passado. A ação desenvolvida pelo Sicoob Credisul em parceria com a Prefeitura Municipal teve início no dia 18 de novembro, e se encerrou na sexta-feira, 22, após o grupo de voluntários percorrer 260 quilômetros das áreas que fazem divisão com a Bolívia.

Desde o início do projeto, em 2017, já foram retiradas do meio ambiente mais de 24 toneladas de resíduos, o que demonstra uma crescente adesão à causa e o impacto positivo da ação no ecossistema local. Participaram do mutirão cerca de 100 voluntários, quanto ao registro em relação às outras edições.

Também se juntaram às ações acadêmicas da Faculdade Favoo e aos cooperados mirins da CoopBee. A ação ainda conta com o apoio da Pousada Pirarara, Pousada Guaporé, Barco Hotel Kaimam, secretarias de Turismo e Meio Ambiente e Obras.

O barco atracou no porto da cidade, na sexta-feira, 22, quando foi realizado a coletiva para imprensa, que acompanhou a chegada do embarque carregado de resíduos e o lançamento do projeto 'Plantar o Futuro', de recuperação das áreas devastadas pelas queimadas em 2024.



Adevania Silveira, gerente de Marketing, Comunicação e Relações Institucionais do Sicoob Credisul, destacou a importância do engajamento da comunidade local, especialmente por meio das palestras realizadas para alunos do 7º e 8º anos da escola Inácio de Castro. Durante as atividades, foi promovido um concurso de redação com o tema 'Rio Guaporé e o que podemos fazer para sua preservação', com o objetivo de engajar os jovens no processo de preservação e estimular a reflexão sobre o futuro do rio e da região.

Os vencedores do concurso foram Isabelly Victoria Novais de Souza (1º lugar), Luiz Felipe H. de Oliveira (2º) e Izabelli De Faria Mozer (3º) no 7º ano; e Taylon Willan José de Carvalho (1º lugar), Rayan Adrian Ribeiro Alves (2º) e Rayane Nogueira Lemes (3º) no 8º ano. Os professores Raimundo Nonato e Jaqueline Casara também foram reconhecidos pelo engajamento na mobilização dos alunos.
“Estamos muito felizes. Esse ano contornou com uma equipe grande de voluntários, o que faz com que nossa ação ganhe maior amplitude e conscientização”, destacou Adevania Silveira.

A prefeita de Pimenteiras, Valéria Garcia, destacou o papel essencial da parceria com o Sicoob Credisul e o impacto positivo das ações de conscientização, que têm resultado em uma redução progressiva dos resíduos nas margens do rio. “Estamos conseguindo, ano após ano, diminuir a quantidade de lixo no Rio Guaporé.Nossa meta é continuar educando e incentivando a população a cuidar desse patrimônio natural”.

Marcos Antônio Pereira, um dos voluntários que, ao lado do gerente da agência Sicoob Credisul local, Diego Henrique Dalbem Ferreira, ajudou a mobilizar o grupo, destacou os bons resultados da ação, mas também a necessidade de persistir no trabalho de preservação. “Tivemos uma adesão significativa e uma redução do lixo, mas o esforço precisa continuar até erradicarmos de vez esse problema”.

Para Diego, a mobilização da comunidade é sinal de que as pessoas estão preocupadas em preservar o Guaporé para as gerações futuras, além de manter a sustentabilidade econômica da região. “A maioria da população de Pimenteiras depende da pesca, da pilotagem de barcos e do turismo para o seu sustento, então estamos muito satisfeitos com esse envolvimento que houve no mutirão de limpeza”, finaliza Ferreira.
Postagem Anterior Próxima Postagem