Foto: Joedson Alves/Agência Brasil.
Porto Velho, RO - Tinha previsto que Ricardo Nunes (MDB) faria 60% em São Paulo, deixando Guilherme Boulos (PSOL) com 40%. Nem adiantou a ajuda de Marçal no final. Marçal chamou o Boulos para um palanque dele. Certamente queria se promover. Mas Nunes não foi. Não mordeu a isca.
Eu não sei se todas essas idas e vindas não o prejudicam também profissionalmente. Parece que ele é um “treinador de gente” que quer se dar bem na vida. E acabou entrando em caminhos errados. Não deu certo. Enfim, a gente realiza as coisas pelo resultado.
Tampouco adiantou Lula dar apoio a Boulos. Não adiantou, nem Lula e nem primeira dama. Foi uma vitória em praticamente todo o município de São Paulo, e em quase todas as seções eleitorais. Foi uma bela vitória do prefeito - agora reeleito - Nunes.
Houve uma boa vitória do PT apertadíssima em Fortaleza. Praticamente empate. Em situações normais de eleição, pediriam recontagem de votos e recontagem manual de votos. Vejam só: 50,38% a 49,62% - PT vs PL.
Em Goiânia, o governador Caiado mostrou força elegendo seu candidato e não o de Bolsonaro.
Em Porto Alegre houve uma derrota do PT. Sebastião Melo (MDB) se reelegeu com 61% dos votos. É um resultado importante. Assim como em Natal, onde a governadora Fátima Bezerra (PT) não conseguiu emplacar sua candidata. Ganhou o União Brasil.
Lá em Belo Horizonte o PL também não conseguiu. Foi reeleito o prefeito. Mais vitórias do PSD, do Kassab.
Queda de Lula
Como eu previa aqui (já que também sofri uma queda e bati a cabeça no chão) Lula não poderia viajar para São Paulo. Ele não foi nem votar em São Paulo, e muito menos fazer campanha para o Boulos na reta final. Nem vai para a Colômbia ou para Cali, na Conferência da Biodiversidade da ONU. Chamam agora a natureza de biodiversidade. Acham que é mais bonito? Talvez mais erudito? Mais elitista? Porque o povo ainda chama natureza de natureza. “Conferência da Biodiversidade da ONU”, nome pomposo. Adoram nomes pomposos e compridos. Mas ele não vai porque não pode viajar.
Enquanto isso, o Maduro continua espinafrando o Lula. Está furioso porque Lula vetou sua entrada como apoiador dos BRICS. O mesmo Lula que, no início de seu governo, tentou vender a democracia da Venezuela, chamada por ele de “relativa”, para os presidentes do continente sul americano, latino americano.
Ele não conseguiu. Teve até uma reação hostil do esquerdista Gabriel Borić, presidente do Chile. Lula não está na sua melhor fase.
Enfim, houve a queda e Lula se livrou de ter a foto apertando a mão de Putin, do presidente da China e do Irã. Eu até acho que ele pensa que ficaria bem na foto, mas ficaria ainda pior para a imagem do Brasil.
Estava lá Mauro Vieira, mas ninguém sabe quem é Mauro Vieira. Não vão ligar a presença dele, com os outros, ao Brasil. O Brasil já tem tantos motivos, infelizmente, para sofrer certo preconceito no exterior. Ainda bem que Lula não foi nessa reunião dos BRICS - "reunião anti-ocidental".
Residência do Torto
Eu vivo tentando ensinar aos jornalistas que a casa de campo do Presidente da República não é a Granja do Torto, mas a residência do Torto. E eles continuam: “Lula fez uma reunião, um churrasco na Granja do Torto”. Não. A Granja do Torto é um parque de exposições próximo, mas não é a residência do Torto. Resultado: agora a Polícia Civil está investigando desvios na administração da Granja do Torto. E aí, será que os coleguinhas vão continuar chamando de Granja do Torto?
Caso Vilmar Lacerda
Vilmar Lacerda, ex-presidente do PT, também ex-suplente de senador de Cristovam Buarque - enquanto Buarque era ministro da Educação - está preso por pedofilia, supostamente praticada sobre meninas de 13 anos de idade. Meu Deus do céu! Vilmar Lacerda está preso.
A estrela do PT é uma estrela cadente nesse momento, resultado das últimas eleições.
Fonte: Por Alexandre Garcia