Abstenção preocupa candidatos em Porto Velho, ponto facultativo sexta e segunda também, TJ-RO engajado na campanha Papai Noel dos Correios

Abstenção preocupa candidatos em Porto Velho, ponto facultativo sexta e segunda também, TJ-RO engajado na campanha Papai Noel dos Correios


A íntegra da coluna redigida pelo jornalista Waldir Costa.

Porto Velho, RO
- Facultativo – Servidores da Assembleias Legislativa (Ale) param hoje (24) e só retornarão ao batente na próxima terça-feira (29). Já foi publicado no “Diário Oficial” da Ale-RO decreto de Ponto Facultativo para sexta-feira (25), e na segunda-feira (28), Dia do Servidor Público. Existe preocupação de os candidatos a prefeito de Porto Velho, Mariana Carvalho (União) e Leo Moraes (Podemos), porque teremos eleições em segundo turno no domingo (27) e, como tivemos cerca de 25% de abstenção nas eleições em primeiro turno na capital, a expectativa é que será maior no domingo, pois parcela significativa dos servidores públicos do legislativo estadual deverá viajar, inclusive para outros Estados, pois o “feriadão” será de 4 dias. Até o fechamento da coluna, ainda, não se tinha informações sobre Ponto Facultativo nos demais órgãos públicos federal, estadual e municipal.

Eleições – Como se previa as eleições em segundo turno de domingo (27) quando os portovelhenses decidirão quem estará governando o município a partir de janeiro do próximo ano, Mariana Carvalho (União) ou Leo Moraes (Podemos) mobilizam candidatos e os eleitores. Na sexta-feira (25) a Rede Amazônica (TV Rondônia) estará promovendo a partir das 21h debate entre os dois candidatos à sucessão municipal em Porto Velho com a mediação do jornalista Júlio Mosquera (Globo-Brasília), que já mediou no primeiro turno. Será um momento importante para que Leo e Mariana consigam sensibilizar o eleitor-telespectador para escolher o seu nome na hora de votar. No primeiro turno Mariana somou 44,53% dos votos válidos e Leo 25,65%. Ocorre que eleições em segundo turno é bem diferenciada e, como a disputa é direta, cada voto acaba valendo dois.

Abstenção – Deixaram de votar nas eleições em primeiro turno 25,86% dos eleitores de Porto Velho. Mais de 32% não votaram e, somando-se abstenção, nulos e brancos votaram somente 74,14% dos eleitores da capital. A previsão é que teremos abstenção acima de 30% no próximo domingo devido à pontos facultativos de sexta-feira (25) e da segunda-feira (28), Dia do Servidor Público. Os candidatos terão que trabalhar muito para que o povo compareça às urnas na escolha do futuro prefeito de Porto Velho. A função dos cabos-eleitorais é conscientizar o eleitor para que ela compareça às urnas e exerça o seu direito constitucional-obrigatório. Que Mariana e Leo utilizem o horário eleitoral, debates, reuniões para convencer o eleitorado a votar, para que a abstenção não seja exagerada nestes poucos dias, que faltam para as eleições. Não basta pedir voto, mas orientar o eleitorado da importância de ele votar à escolha do futuro administrador público de Porto Velho.

TJ – Louvável e importante a participação do Tribunal de Justiça (TJ) de Rondônia como padrinho da campanha Papai Noel dos Correios. Criada há cerca de três décadas, a campanha arrecada junto à sociedade e órgãos parceiros presentes para crianças em situação de vulnerabilidade social, alunos da rede pública de ensino e estimula a prática da escrita junto as crianças-estudantes. Servidores e magistrados aderem às cartinhas e atendem pedidos das crianças, que sonham com um brinquedo, a maioria simples, mas que para eles representam muito. A campanha surgiu com empregados dos Correios, que recebiam cartas com desenhos e pedidos de crianças carentes e não tinham condições de atender a demanda. Criaram o Papai Noel dos Correios, hoje uma realidade que alegra boa parte da criança-estudante.

Campanha – A iniciativa do TJ-RO em manter parceria no apoio à campanha das mais significativas dos funcionários dos Correios deverá ser encampada pelos demais órgãos públicos, seja federal, estadual ou municipal pela sua importância social. A Assembleia Legislativa (Ale) já marcou presença na campanha em dezembro de 2023 e deverá se manter firme também este ano. Um presente, por mais simples que seja, para crianças que sonham em ter uma sandália ou um carrinho de plástico será importante para eles. A ação do TJ-RO deve servir de espalho, inclusive para a iniciativa privada como empresas, profissionais liberais, entidades organizadas. Se cada um procurar oferecer um presente, o mínimo que seja, garantirá a alegria e a satisfação de uma criança feliz.

Respigo
A votação em Porto Velho nas eleições em segundo turno no domingo (27). Os ônibus estarão circulando das 7h às 16h +++ Eleitores de Porto Velho terão à disposição, gratuitamente o transporte coletivo urbano no domingo de eleições. Os ônibus estarão circulando a partir das 6h e encerrarão os trabalhos às 18h +++ Estarão disponíveis para as eleições 109 ônibus das mais diversas linhas que operaram na capital. Não será por falta de meio de locomoção que o eleitor deixará de votar +++ Eleitores não podem ser presos desde a terça-feira (22). É o que determina a Lei Eleitoral +++ Os times brasileiros foram bem nas competições internacionais nos jogos de quarta-feira (23). O Atlético Mineiro venceu (3x) o Tiver Plate em Minas Gerais e caminha firme para ser finalista da Conmebol-Libertadores no próximo dia 9 em Buenos Aires +++ Já o Botafogo aplicou um sonoro 5x0 no Peñarol no Estádio Nilton Santos e abriu uma vantagem enorme para o jogo de volta no Uruguai pela Libertadores na próxima semana. Os dois times brasileiros estão praticamente assegurados para a fase final das competições.




Fonte: Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Postagem Anterior Próxima Postagem