Partidos definem candidatos com fim das convenções, Valteir tem apoio de Rocha e do deputado Jean Mendonça, na capital Vinícius desiste e apoia Célio

Partidos definem candidatos com fim das convenções, Valteir tem apoio de Rocha e do deputado Jean Mendonça, na capital Vinícius desiste e apoia Célio


A íntegra da coluna redigida pelo jornalista Waldir Costa.

Porto Velho, RO
- Segurança – Hoje (5) termina o prazo para realização de convenções partidárias, que foi iniciado no dia 20 de julho. A maioria dos partidos, unidos em federação ou não, já realizou suas convenções. Em Porto Velho, maior colégio eleitoral do Estado (previsão de 360 mil eleitores para este ano) e único município em condições de eleições em dois turnos União Brasil com Mariana Carvalho e outros partidos coligados, aliado às siglas da Frente Democrática, inclusive o PT está entre as nominatas favoritas. Em carreiras solos tem Leo Moraes (Podemos), o MDB com Euma Tourinho, e Rede homologando o advogado-jornalista Samuel Costa. Todos já realizaram convenções e definiram seus candidatos majoritários e proporcionais. Resta ajustes e algumas mudanças, que deverão ocorrer até o final do prazo de registro de candidaturas, no próximo dia 15, junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Pimenta – O vice-prefeito de Pimenta Bueno, Valteir Cruz (UB) é candidato a prefeito nas eleições de outubro próximo. Ele já realizou convenção, que homologou seu nome como candidato a prefeito e da professora Eliane Barbosa, do PP, como vice, além de a nominata de os candidatos a vereador. Na convenção, que foi realizada na última semana, o governador Marcos Rocha e o deputado estadual Jean Mendonça (PL-Pimenta Bueno) estiveram prestigiando o evento, que contou com enorme participação popular. No encontro partidário, após a homologação do seu nome, Valteir Cruz declarou, que vai “trabalhar para fazer de Pimenta Bueno, talvez não a maior cidade, mas a melhor cidade para se morar”.

Pimenta II – As candidaturas (pré até o registro da candidatura, mas já estão aprovadas em convenção) têm o apoio do governador Marcos Rocha (UB), do presidente estadual do MDB, Lúcio Mosquini, que a exemplo de Rocha participou da convenção e dos irmãos Mendonça, Kaká, ex-presidente da Assembleia Legislativa e Jean, ex- (vereador, prefeito) e deputado estadual ocupando a 2ª secretaria da atual Mesa Diretora. Os Mendonça são de família tradicional da política regional e com uma extensa folha de bons serviços para a população de Pimenta Bueno e de municípios da região, uma das mais prósperas de Rondônia.

Prefeito – O anúncio no final de semana, que o professor universitário e presidente regional do PSB, Vinícius Miguel, desistiu da candidatura a prefeito para apoiar o candidato do PDT (Frente Democrática), o advogado Célio Lopes, que tem o apoio do PT, PV e PCdoB, Federação Brasil Esperança se formata um novo quadro na sucessão municipal em Porto Velho. De acordo com as pesquisas registradas na Justiça Eleitoral e publicadas por órgão de comunicação, três nomes que tiveram as candidaturas confirmadas e com prazo até o próximo dia 15 para registro na Justiça Eleitoral deverão estar na disputa do segundo turno, de acordo com os indicativos de as empresas especializadas em consultadas populares.

Prefeito II – Desde o início das especulações de as candidaturas a prefeito de Porto Velho, Mariana Carvalho (UB) e Leo Moraes (Podemos), existe uma expectativa de um segundo turno entre eles devido à proximidade de ambos com a população da capital, onde já foram vereadores atuantes. Com a chegada de o advogado Célio Lopes (PDT) ele também passou a ser apontado como nome expressivo para a disputa a prefeito na capital, porque tem uma nominata forte, sólida. Mariana tem apoio de vários partidos e nominata respeitável. Leo tem somente o Podemos, e Célio está agregado a um grupo considerado de expressão junto ao eleitorado portovelhense. Na sucessão municipal da capital, o MDB, com a Euma Tourinho, não pode ser ignorada para uma disputa em segundo turno, pois tem um grupo forte de lideranças no partido, como o senador Confúcio Moura. O MDB é sempre referência nas eleições. Samuel Costa (Rede) também está na disputa e aposta nas críticas à administração atual e no seu Plano de Governo.

Respigo

O edital, ainda, não foi publicado, mas a partir desta semana a Assembleia Legislativa (Ale) deverá retomar suas atividades normais em termos de horário. Devido ao recesso, que terminou na última semana, o funcionamento era em período integral, das 7h30 às 13h30 das segundas-feiras às sextas-feiras até 31 de julho +++ A partir de terça-feira (6) teremos o retorno as sessões ordinárias às terças-feiras (9h) e quartas-feiras (15h). Como os partidos políticos têm o até o dia 15 para registros das candidaturas (prefeito, vice e vereador) a expectativa é que a maioria das sessões ocorrerá de forma virtual, porque os deputados estarão empenhados na campanha política +++ Cruzeiro e Fortaleza realizam à noite de hoje (5), às 20h um jogo da maior importância com referência ao topo da tabela do Brasileirão 2024. O Fortaleza é o quarto colocado com 36 pontos e o Cruzeiro, está na quinta com 35 pontos +++ Se vencer, o Fortaleza assumirá a 3ª colocação, hoje do Palmeiras (37 pontos) com um ponto a mais. Já o Cruzeiro, vencendo chegará a 39 pontos, dois a mais que o Palmeiras, três do Fortaleza e ficará a dois pontos do segundo colocado, o Flamengo, que está com 40 pontos e o Botafogo é o líder isolado com 43 pontos.


Fonte: Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Postagem Anterior Próxima Postagem