O dia 09 agosto na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo

O dia 09 agosto na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo



O DIA NA HISTÓRIA

Lúcio Albuquerque

69 99910 8325

09.08.24 - BOM DIA!

RONDÔNIA


1917 – Em Santo Antônio. Dois membros da Força Pública (MT) no contingente desse município, se amotinaram, sendo presos e a seguir excluídos.

1951 – O presidente Getúlio Vargas deu prazo de um ano para que os governos dos estados e Territórios da Amazônia, indiquem um nome cada, para formatar o Plano de Valorização da região.

1955 – A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprova, por unanimidade, o projeto de lei que muda o nome do Território do Guaporé para Território de Rondônia.

1957 – Porto Velho terá, para a eleição de 1958, mais 300 eleitores, conforme edital publicado pelo juiz eleitoral Joel Quaresma de Moura.

1983 – A Assembleia Legislativa estadual realiza sua primeira sessão ordinária. O deputado Sadraque Muniz, de Ji-Paraná, foi o primeiro orador.

1995 – Na Fazenda Santa Elina, em Corumbiara, um confronto entre policiais-militares e posseiros causa 12 mortes, sendo dois PMs, uma criança e nove adultos.

2017 – Está em fase de conclusão a obra do Hospital do Amor, em Porto Velho, onde a unidade “Barretinho”, está sobrecarregada e dentre seus pacientes há 100 vindos do Acre.

HOJE É DIA

Dia Internacional dos Povos Indígenas. Dia Nacional da Equoterapia. Dia Interamericano da Qualidade do Ar (sempre 2ª 6 ª feira de agosto).

Católicos celebram Santa Teresa Benedita da Cruz (ou Santa Edith Stein), São Romão, São Fábio – mártir,

BRASIL

1974 - Morte de Helena Antipoff (n. 1892) pioneira na introdução da educação especial no país, fundou a 1ª Sociedade Pestalozzi.

1943 – Criada a Força Expedicionária Brasileira, que lutaria na Itália na II Guerra Mundial.

MUNDO

1942 – Judia convertida ao catolicismo, alemães matam em Auschwitz Edith Stein (n. 1891) depois Santa Católica.

1945 – O lançamento da 2ª bomba atômica, agora em Nagasaki, leva o Japão à rendição – é o fim da Segunda Guerra Mundial.

FOTO DO DIA

Na Av. 15 de Novembro, em Guajará-Mirim, duas obras importantes do município: a igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a mais antiga da Pérola do Mamoré é da 1ª metade da década de 1920 e o colégio Simón Bolivar, do início da década de 1950.

A igreja foi construída numa ação comunitária liderada pelo morador Paulo da Cruz Saldanha e algumas senhoras, é a mais antiga da “Pérola do Mamoré”, inaugurada em 1923 e ampliada em 1932 a pedido do bispo dom Xavier Rey, logo após ele chegar à cidade.

Hoje a “igrejinha”, é o centro de oração litúrgica das Monjas Beneditinas e um dos pontos mais visitados por turistas, sendo mantida pela diocese guajaramirense.

A “Simón Bolivar” (obra do governador Araújo Lima (1948/52), agora é uma escola estadual, e por seus corredores passaram alunos que se destacam no universo social, político e cultural do Estado.

A administração Araújo Lima também incrementou importantes obras em Porto Velho.


Foto Claro Kuhlamp/Rondônia, Minha Querida Rondônia
Postagem Anterior Próxima Postagem