Em coletiva de imprensa, representantes do governo de Rondônia apontaram medidas de enfrentamento a incêndios criminosos.
Porto Velho, RO - Uma semana em Rondônia foi marcada pela intensificação da defesa do meio ambiente em prol de um clima melhor, avanços na construção do inédito Plano de Habitação de Interesse Social; e ampliação dos produtos rondonienses no cenário amazônico e nacional, por meio de ações e serviços do governo do estado. Em coletiva de imprensa, representantes do governo de Rondônia, juntamente com o Censipam, apontaram a origem da fumaça e as medidas de enfrentamento a incêndios criminosos.
Esta semana, as potencialidades do estado serão evidenciadas no país; na reunião da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil, em Brasília, e no Rondônia Day, em Manaus. Os últimos dias também foram marcados por avanço histórico, com a apresentação do diagnóstico do Plano Estadual de Habitação de Interesse Social e pedido de participação da população na construção do mesmo. Confira mais sobre esses e outros destaques das ações do governo de Rondônia nesta semana.
COMBATE A INCÊNDIOS
O diagnóstico da fumaça e apresentação de ações realizadas para mitigar os efeitos gerados na população foi a pauta da coletiva de imprensa do governo de Rondônia realizada na segunda-feira (19), em Porto Velho. O Governo do Estado informou que está em andamento a “Operação Verde Rondônia”, com ações de conscientização e controle de incêndios em pontos estratégicos do estado; e que inveja ao Apuí, 20 bombeiros que estão trabalhando em conjunto com os do Amazonas, para controlar o incêndio na região, pois a fumaça sentida em todo o estado vem em parte de incêndios criminosos registrados no Sul do Amazonas.
MERCADO NACIONAL
Para ampliar a presença de Rondônia no mercado nacional, o governo do estado participou da primeira reunião extraordinária do ano de 2024 da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), realizada na terça-feira (20), em Brasília. O governador de Rondônia, Marcos Rocha, representou o estado e explicou sobre as principais potencialidades e motivos para investimentos na região. Entre as vantagens defendidas estão a posição geográfica, no coração da região Amazônica; e a alta qualidade das cadeias produtivas, premiadas nacionalmente e internacionalmente, a exemplo do café, Tambaqui e cacau.
RONDÔNIA DAY EM MANAUS
Rondônia Day, em Manaus, reuniu duas grandes economias da Amazônia para fortalecer relações comerciais
A alta qualidade e sustentabilidade empregada nas cadeias produtivas de Rondônia, chamada pelos economistas de ''combinação perfeita'' para os negócios globais, foi apresentada pelo governo de Rondônia, na quarta-feira (21), durante o Rondônia Day, em Manaus, reunindo assim, duas grandes economias da Amazônia, a fim de fortalecer as relações comerciais na região.
HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL
Uma iniciativa iniciada desde a criação do estado de Rondônia, há 42 anos, o Plano de Habitação começou a ser traçado pelo governo estadual, por meio da Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), com pesquisas nos 52 municípios rondonienses, e na terça-feira (20), durante seminário em Porto Velho, apresentou os primeiros resultados, uma espécie de diagnóstico das necessidades habitacionais no estado. A população de Rondônia pode participar da pesquisa Condições de Habitação e contribuir com o governo do estado na elaboração do Plano Estadual de Habitação de Interesse Social, acessando o site habitamais-rondonia.org.
RONDÔNIA NO TURISMO GLOBAL
A participação contínua do estado em eventos nacionais e internacionais tem feito Rondônia se destaca no mercado turístico global. Entre as iniciativas promovidas pelo governo do estado, através da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), está o projeto “Rondônia Day Tour – Rondônia para o Mundo”, focando em áreas como Pesca Esportiva; Etnoturismo; Ecoturismo; Turismo Rural e Gastronomia; promoção da ExpoTurismo 2024, em Porto Velho, promovendo a integração do setor, que incentiva negócios sustentáveis na região Norte e em todo o país; e a participação no Meeting Brasil 2024, na Argentina, onde o estado foi destaque na receptividade turística.
FASE INFANTIL DO JOER 2024
Mais de 1.500 estudantes, com idades entre 12 e 14 anos, provenientes de diversas cidades do estado, além de professores, pais e autoridades da educação participaram da abertura oficial da Fase Estadual Infantil dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer) 2024, em Ji-Paraná, realizado na quarta-feira (21), no Ginásio Gerivaldo José de Souza (Gerivaldão). O evento, promovido pelo governo de Rondônia, de iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), segue até o dia 3 de setembro e contempla 16 modalidades esportivas.
PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Para fortalecer o compromisso estabelecido com o Pacto Criança Protegida Rondônia, o governo deu início na quarta-feira (21), por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seas), ao 2º Seminário do Projeto Implementando a Lei da Escuta Protegida no Estado de Rondônia – Juntos na Implementação da Lei da Escuta Protegida
ESPAÇO ALTERNATIVO
A passarela, localizada no Espaço Alternativo – um dos principais pontos turísticos de Porto Velho, está passando por revitalização. A obra faz parte do programa Governo na Cidade, iniciativa do governo de Rondônia, que visa melhorar a qualidade de vida, infraestrutura e urbanização em 52 municípios do estado. O local está recebendo nova pintura, reforma dos corrimãos, guarda-corpo e cabos metálicos. Além disso, a parte elétrica da passarela está sendo modernizada, com a instalação de um sistema RGB, que permite o controle da iluminação, possibilitando ajustes de núcleos e velocidades para criar diferentes efeitos visuais.
COMBATE A QUEIMADAS NOS DISTRITOS
Atendendo às orientações do Plano de Gestão Ambiental de Prevenção e Combate às Queimadas e Incêndios Florestais, o governo de Rondônia promove de 22 a 25 de agosto, atividades em Nova Califórnia, Extrema e Vista Alegre do Abunã, distritos do Porto Velho. As Ações visam atender as escolas Bandeirantes, Prof. Maria Joana Feitosa de Carvalho, José Augusto da Silva, Jayme Peixoto de Alencar e escola Maria Casaroto Abati. Durante as atividades, serão realizadas palestras, rodas de conversa, educomunicação em rádios e blitz educativas, com distribuição de cartelas informativas.
NOVOS VEÍCULOS
Com o intuito de melhorar as operações, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de Rondônia (Ipem-RO) recebeu quatro novos veículos, que serão utilizados pelas equipes de fiscalização nas áreas de metrologia legal e qualidade. Os veículos foram recebidos do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), na segunda-feira (19), na sede do Instituto, em Porto Velho. Além dos veículos, o governo de Rondônia entregou materiais didáticos, que serão destinados a ações externas para o setor comercial, empresarial e instituições públicas de ensino.
Fonte: Por Governo de Rondônia