Mais de 90 kits enxovais são entregues pelo governo de RO com a campanha Agosto Verde em comunidades ribeirinhas e indígenas

Mais de 90 kits enxovais são entregues pelo governo de RO com a campanha Agosto Verde em comunidades ribeirinhas e indígenas


Na região de Porto Velho, as ações do Agosto Verde foram destinadas às mães e grávidas ribeirinhas.

Porto Velho, RO - Em duas ações para públicos diferentes, como parte da campanha Agosto Verde – mês dedicado à primeira infância, o governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Assistência e do Desenvolvimento Social (Mares), entregue pelo menos 97 kits exovais do programa Mamãe Cheguei, reforçando o compromisso com as novas gerações, previsto pelo programa estadual Crescendo Bem, criado como complemento ao programa federal Criança Feliz.

Na primeira ação, realizada de 29 de julho a 2 de agosto, destinada às ribeirinhas da região de Porto Velho, foram entregues 39 kits pela equipe da Seas em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO), enquanto que de 7 a 16 deste mês, em parceria com o Distrito Sanitário de Especial Indígena (DSEI), foram 58 gestantes indígenas beneficiadas com os itens necessários ao recém-nascido, como fraldas, cueiros, banheira, travesseiro, jogo de lençol, kit pagoo, macacões, camisetas , calças, meias, toalha, além de bolsa e roupas, entre outros.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a campanha Agosto Verde é importante por alertar sobre a importância da atenção à criança, desde o início da vida ainda na barriga da mãe, sendo reforçada a partir dos primeiros dias pós-nascimento, por serem fases em que são construídas como bases do desenvolvimento humano, sendo fundamental o fortalecimento dos vínculos familiares. “A entrega dos kits é uma forma de tornar mais digna a chegada do recém-nascido para as famílias em situação de vulnerabilidade!”, ressaltou.

Segundo a secretária da Seas, Luana Rocha, a chamada infância ocorre de 0 a 6 anos de idade, fase em que a criança começa a adquirir conhecimentos, e para isso, é importante a realização de ações voltadas às famílias para que uma criança cresça saudável e se desenvolve em todos os aspectos.

“Investir nos primeiros anos de vida é, uma forma eficaz de combater as desigualdades, romper o ciclo de pobreza que atravessa as gerações e evitar medidas compensatórias no futuro. O programa Crescendo Bem foi criado com vistas a garantir maior assistência à primeira infância com transferência de renda para as famílias”, destacou.

Ainda como parte da programação, a equipe realizou cadastro e atualização do Cadastro Único (CadÚnico), Rodas de conversa “Cuidando do Futuro: Estímulos e Cuidados na Primeira Infância”, além da entrega de kits enxovais que desde sua criação, em 2020, já contemplou mais de 15 mil grávidas com o kit mamãe cheguei, com itens aos primeiros meses de vida do bebê.


Fonte: O Observador
Postagem Anterior Próxima Postagem