Sala é dotada de equipamentos, mobiliários, e materiais didáticos e pedagógicos específicos
Porto Velho, RO - Para promover a inclusão social nas escolas, o Governo de Rondônia tem realizado ações e destinado recursos para fortalecer o aprendizado dos estudantes na Rede Pública Estadual de Ensino. Um exemplo disso, é a Sala de Recursos Multifuncionais (SEM), da EEEFM José Otino de Freitas que atende estudantes com deficiências, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A sala foi ampliada recentemente e moldada com recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e pelo Programa de Apoio Financeiro (Proafi), por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
A promoção de atividades adaptadas para atender às limitações de cada aluno, após avaliação diagnóstica, também são realizadas na Sala de Nivelamento, que atua em parceria com a Sala de Recursos Multifuncionais. De acordo com a titular Seduc, Ana Lúcia Pacini, a sala é uma importante ferramenta para reduzir os obstáculos que atrapalham o desenvolvimento educacional dos alunos, oportunizando boas experiências na escola.
ATENDIMENTO
A Sala de Recursos Multifuncionais é dotada de equipamentos, mobiliários, e materiais didáticos e pedagógicos específicos que são destinados para o desenvolvimento do atendimento educacional personalizado. As atividades são realizadas no contraturno escolar.
O espaço conta com a coordenação da professora Michele Trindade, que possui especializações em TEA, Análise do Comportamento Aplicada (ABA), e Língua Brasileira de Sinais (Libras). “A sala é bem estruturada, com recursos para trabalhar. Inclusive, aqui é um local, tanto de aprendizado quanto de acolhimento, para os alunos e para família”, destacou Michele Trindade.
DIA “D” DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Atividade foi realizada em todo mês de abril nas escolas do Estado
A atividade foi realizada durante todo o mês de abril pela equipe técnica pedagógica das escolas, com o apoio dos professores da Sala de Recurso Multifuncionais e dos responsáveis pela Educação Especial das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs).
A iniciativa, que acontece anualmente, é uma mobilização que tem por objetivo sensibilizar a comunidade escolar, a fim de eliminar ou minimizar barreiras que impedem ou dificultam o reconhecimento destes alunos, como parte integrante da escola e da sociedade, bem como, de suas reais possibilidades e potencialidades.